Ação de Inverno 2015 vai chegar aos 212 bairros de Rio Branco em quatro meses

Com o objetivo de repetir o sucesso dos anos anteriores, quando houve redução de dengue e a manutenção da limpeza e conservação da cidade, o prefeito Marcus Alexandre e o governador Tião Viana, lançaram nesta sexta-feira, 2 de janeiro, às 7h da manhã, a Ação de Inverno 2015, que vai alcançar os 212 bairros da capital até o final de abril. “O inverno se enfrenta com trabalho, e este ano, vamos reduzir ainda mais os casos de dengue e manter a cidade em bom estado”, cita o prefeito.
 
A Ação de Inverno, que terá recolhimento de entulho e lixo, limpeza de córregos, desobstrução de bueiros, manutenção viária e combate à dengue, é iniciada pelos bairros que apresentam maior índice de infestação predial de dengue: Oscar Passos, Seis de Agosto, Preventório e Custódio Freire e o serviço será executado por 600 trabalhadores. São 300 Agentes de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), 180 trabalhadores da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SEMSUR) e 150 trabalhadores da Empresa Municipal de Urbanização de Rio Branco (EMURB).
 
 
Para realizar o trabalho, serão utilizados 150 equipamentos. Da SEMSUR são 58 máquinas, da EMURB mais 25 equipamentos entre tratores, caminhões e retroescavadeira e a SEMSA contará com 50 equipamentos e mais 16 veículos de transporte.
 
 
O governador Tião Viana, que é médico, destacou a importância da população tomar parte na Ação de Inverno, cuidando das residências e quintais e utilizando bem os recursos naturais como a água. “Governo e prefeitura fazem sua parte, mas a população tem que colaborar. Com ações simples como manuseio adequado da água conseguimos manter uma boa qualidade de vida. Temos que nos preocupar com nossos quintais, nosso o lixo, com as tampas de caixa d’água”.
 
Estiveram presentes no lançamento da Ação de Inverno 2015 no centro da cidade, o deputado federal eleito, Raimundo Angelim, o novo comandante do 4º BIS, Cel. Medeiros Júnior, o deputado estadual eleito, Heitor Júnior, os vereadores Raimundo Vaz, Gabriel Forneck, Manoel Marcos e Marcelo Macêdo e o diretor da UMARB, Panelada, além de líderes comunitários e os trabalhadores que vão atuar na Ação de Inverno 2015.
 
Angelim, que já foi prefeito da capital, lembrou que logo que assumiu em 2005, teve que recolher somente do centro de Rio Branco, 40 toneladas de lixo e entulho e cita que agora a população está “acostumada a viver em uma cidade limpa”. O vereador Raimundo Vaz, vice-presidente da Câmara Municipal de Rio Branco, destaca que o Acre e principalmente Rio Branco “vive outros tempos. Agora não é mais o engenheiro verão que comanda tudo. Temos visto que no inverno, os trabalhos não param. A população agora sabe que não fica abandonada no período chuvoso”.
 
Redução da Dengue
 
Graças a Ação de Inverno e o reforço das ações das secretarias Estadual e Municipal de Saúde, e a parceria com o governo do Estado, somados os resultados de 2013 e 2014 a redução de dengue chega a 60%. Em 2014 foram 30% menos casos. E segundo dados do 4º Levantamento Rápido por Aedes Aegypty - LIRAa, realizado em outubro deste ano, a incidência de focos da dengue foi de 4,23% número que já foi superior a 10%.
 
Essa diminuição no número de casos da doença e do LIRAa foi possível graças a uma série de ações como o trabalho das equipes de endemias aos sábados para reforçar o trabalho executado durante a semana. Os agentes atuam com visitas domiciliares, orientação, borrifação e distribuição de tampas de caixas d’água.
 
O secretário de Saúde, Oteniel Almeida, relata que a exemplo dos anos anteriores, os agentes de endemias, vão ganhar gratificação de R$ 300 caso consigam reduzir em até 30 por cento a infestação predial de sua área de atuação.
 
Redução também de lixo e entulho
    
Em 2013, na primeira edição da Ação de Inverno, foram recolhidas 50 mil toneladas de entulhos em todos os 212 bairros da cidade. Em 2014, foram recolhidas 32 mil toneladas e a expectativa é que este ano, a quantidade de lixo e entulho recolhidos de Rio Branco, seja ainda menor. “Essa redução mostra a eficácia do trabalho que vem sendo desenvolvida pela parceria entre a as equipes da SEMSUR, EMURB e o governo do Estado”.
 
A Ação de Inverno de 2015, que se estenderá até o final de abril, chegará, assim como já ocorreu em 2013 e 2014, a todos os 212 bairros de Rio Branco. O prefeito Marcus Alexandre reforça o apelo para que a população só ponha lixo e entulho para fora do quintal, quando a SEMSUR avisar a data do recolhimento.
 
 
 
 
Fotos: Assis Lima/Asscom
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade