Inclusão e vida saudável: 1º Festival Municipal de Bocha Paralímpica será sexta-feira, 19, no Via Verde Shopping

A Prefeitura de Rio Branco realiza no próximo dia 19, às 14h, no Via Verde Shopping, o 1º Festival Municipal de Bocha Paralímpica. O evento faz parte das comemorações alusivas aos 132 anos de fundação de Rio Branco. Pelo menos 30 pessoas devem participar da competição que conta com o apoio do Governo do Estado.
 
A bocha adaptada é similar a bocha convencional, ou seja, o jogador tem como objetivo encostar o maior número de bolas na bola alvo. A organização da competição é da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEMEL), que trabalha sistematicamente para ampliar as modalidades paraolímpicas em Rio Branco visando não apenas universalizar a prática esportiva como promover a inclusão da pessoa com deficiência. “Antes, a pessoa com deficiência ficava isolada em quatro paredes. Hoje, graças ao esporte, encontrou uma família”, disse Edivânio Silva, cadeirante atleta da Bocha Paralímpica.
 
A Bocha Paralímpica consiste em um conjunto de seis bolas azuis, seis bolas vermelhas e uma bola branca (bola alvo). A bocha adaptada foi criada inicialmente para atender as pessoas com paralisia cerebral. Atualmente outras pessoas com deficiência também podem competir, desde que inseridas na mesma classe no grau da deficiência. A SEMEL incentiva várias modalidades, tendo a Bocha Paralímpica como marco inicial desse processo. Para 20515 prevê que pelo menos outras quatro modalidades, entre elas o futsal para deficientes visuais sejam incluídas no festival.
 
O esporte paraolímpico está incluído no Calendário Esportivo de Rio Branco na condição de segmento forte, organizado e com resultados expressivos no cenário nacional. “O esporte paralímpico, tem a mesma dimensão que os Jogos Olímpicos inclusive com as Paralímpiadas junto às Olimpíadas, com Comitê Paralímpico Brasileiro. O Brasil é um dos destaques no cenário mundial”, disse o secretário Afrânio Moura, titular da SEMEL.
 
 
 

Fotos: Edivânio Silva

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços