Fruet é reeleito para a presidência do Conresol


principal
O prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, foi reeleito presidente do Consórcio Intermunicipal para Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos (Conresol). O prefeito de Quatro Barras, Loreno Bernardo Tolardo, é o vice-presidente. A escolha ocorreu durante a 29ª assembleia geral, realizada nesta quarta-feira (17) na Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Curitiba, com a presença de 14 prefeitos de municípios da região metropolitana.
A assembleia também oficializou a entrada do município de Itaperuçu no consórcio. Além disso, aprovou, por unanimidade, a criação de um grupo de trabalho que vai estudar a proposta de lançar um edital de credenciamento de triagem primária de resíduos sólidos.
“Temos de enfrentar o problema da destinação do lixo e quebrar a lógica de transportar tanto lixo para um aterro final. É um serviço muito caro e baseado num princípio que vai contra qualquer conceito ambiental atual”, disse Fruet. O grupo de trabalho vai avaliar a possibilidade de instalar plantas para triagem em vários pontos estratégicos, de maneira a reduzir a distância percorrida para entrega dos resíduos dos municípios. Isso reduziria o custo do transporte. Hoje, a distância até o destino final chega a ser de 80 quilômetros, para alguns municípios.
A triagem também reduziria o volume de resíduos levado para o destino final, colocando o que for reaproveitável à disposição do mercado.
O prefeito afirma que, além de trabalhar a conscientização dos cidadãos para diminuir a produção de lixo, é preciso procurar novas tecnologias que tornem viável o aproveitamento de resíduos, inclusive para geração de energia como biodiesel e outras  energias renováveis.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços