Fórum fortalece ações da Assistência Social em municípios


principal
Os municípios que integram a Rede Metropolitana de Assistência Social entregaram seus Planos Decenais de Atendimento Socioeducativo (para os adolescentes em conflito com a lei). A discussão feita entre os municípios fez com que todos finalizassem na data estipulada, em novembro deste ano. A discussão conjunta e a troca de experiências foi um dos pontos positivos apresentados durante a última reunião de 2014 da Rede, realizada na tarde desta quarta (17), no Parque Barigui.
Criada em 2013, a Rede Metropolitana é formada por profissionais dos órgãos de gestão da Assistência Social de Curitiba e municípios da região, que se reúnem mensalmente para discutir os principais temas ligados à área.
“A instalação de uma rede para discutir a Assistência Social na região metropolitana e Curitiba surgiu da necessidade de um trabalho integrado e fortalecido, uma vez que os territórios estão próximos e os desafios são os mesmos. Além da importante troca de experiências, o fórum tem força para articular solicitações a outras instâncias, pois passa a ser um pedido de toda uma região”, ressaltou a superintendente de planejamento da Fundação de Ação Social (FAS), Jucimeri Silveira.
Ao longo de 2014, os encontros promoveram principalmente um espaço de diálogo entre os municípios, que tiveram a oportunidade de resolver questões conjuntas. Agora, com todos os Planos Decenais de Atendimento Socioeducativo entregues, a Rede vai promover a troca dos projetos criados pelos municípios, a fim de que todos conheçam os detalhes propostos por cada local.
Para 2015, a ideia é continuar com os encontros em forma de rodízio (uma cidade por mês) e ampliar as discussões em torno dos serviços da Proteção Social Especial (que presta atenção integral às famílias e indivíduos com direitos violados) realizados nos municípios. Também será realizada uma oficina de capacitação de multiplicadores para a implantação do prontuário do Sistema Único da Assistência Social (Suas), que organiza as informações dos atendimentos e acompanhamento prestados pelas equipes da assistência.
Segundo a superintendente da FAS, para o primeiro semestre do ano que vem, a Rede deverá promover um encontro regional com o objetivo de integrar e pactuar serviços e promover um fórum técnico para os gestores e trabalhadores da Assistência Social.
Visibilidade nacional
Outra conquista importante da Rede Metropolitana da Assistência Social foi a abertura de espaços de debates em nível nacional, uma vez que a presidente da FAS, Marcia Oleskovicz Fruet, é articuladora da Região Sul do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e representa os municípios brasileiros na Comissão Intergestores Tripartite (CIT), órgão que reúne as três instâncias gestoras da Assistência Social no país: federal, estadual e municipal.
“Nossa contribuição em Brasília é no sentido de levar nossos maiores desafios e ações implantadas no atendimento da população em situação de risco social. Como grupo, temos mais representatividade e na área da Assistência Social, analisar as vulnerabilidades sociais de forma regionalizada é algo pactuado, previsto e necessário”, afirmou Marcia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade