Defesa Civil de Rio Branco colabora com plano de contingência em caso de uma nova cheia no Rio Madeira

O chefe da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Rio Branco, tenente-coronel do Corpo de Bombeiros George Santos, colabora com a pesquisadora Vera Reis, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Acre (SEMA), na elaboração do plano de contingência para uma eventual cheia do Rio Madeira, em Rondônia. A parceria é uma das demandas da Reunião Técnica Pré-Cheia 2015 ocorrida entre os dias 16 e 17 em Porto Velho, onde grupos de diferentes instituições debateram a situação do Rio Madeira. A reunião foi de iniciativa do Sistema de Proteção da Amazônia (SIPAM).
Em 2014, o Rio Madeira transbordou muito além da cota prevista, causando sérios danos em bairros da capital rondoniense, em comunidades rurais e no Acre, por conta do isolamento provocado pelos vários pontos de alagamentos na BR 364, principal via de ligação entre o Estado e os centros de abastecimento no Sul e Sudeste do País.
 
A cheia de 2014 na bacia do Rio Madeira foi histórica, uma vez que nos últimos 50 anos de monitoramento nunca se teve conhecimento de uma cheia desse porte – a cota de 19,74 metros, em Porto Velho, no dia 29 de março de 2014. O Governo do Acre empreendeu um grande esforço, mobilizando homens e máquinas, para garantir o fluxo de caminhões de abastecimento alimentar e de remédios para o Estado. Outros meios foram utilizados para manter o Estado abastecido, como o transporte aéreo.
A Defesa Civil é responsável pela divulgação dos eventos e preparação das estruturas para receber a população para os eventos extremos. Em Ri Branco, no próximo dia 6 de janeiro de 2015 o Estado do Acre irá coordenar uma reunião entre as instituições que irão atuar num possível evento extremo na bacia do Madeira.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços