Santa Joana dos Matadouros

O Teatro da USP realiza no próximo dia 01 de dezembro, às 17 horas, na Biblioteca Municipal Monteiro Lobato, a leitura do texto “Santa Joana dos Matadouros”, de Bertolt Brecht (1929-31/1959). A leitura da peça encerra o 12º Ciclo de Leituras Públicas do TUSP que trouxe como tema “A Multidão Protagonista” e fortaleceu a parceria iniciada no primeiro semestre de 2014 com a biblioteca municipal. A programação é gratuita.
A peça trata sobre Joana Dark, uma moça pobre que pertence a uma organização evangélica inspirada no Exército da Salvação. Tentando aliviar a miséria dos trabalhadores dos matadouros de Chicago, ela descobre que o desemprego e a miséria são causados pelo comércio da carne enlatada. Pode-se dizer que a peça, na época, foi uma análise crítica sobre a crise econômica de 1929.
O Programa de Leituras Públicas faz parte dos Núcleos de Experiência e Apreciação Teatral do TUSP e propõe, a cada ciclo, a leitura de peças de diferentes autores pelos presentes em encontros abertos com a mediação da equipe artística.
Foram selecionados cinco textos para este ciclo que iniciou em outubro e ocorreu nas cidades de São Paulo, Piracicaba, São Carlos e Ribeirão Preto.
Segue abaixo a lista completa dos textos selecionados: Lisístrata, de Aristófanes (411 a.C.); A Revolução dos Beatos, de Dias Gomes (1961); Eles não usam Black-tie, de Gianfrancesco Guarnieri (1958); Santa Joana dos Matadouros, de Bertolt Brecht (1929-31/1959); e Quando as Máquinas Param, de Plínio Marcos (1972).
A leitura acontecerá no Auditório (no térreo) da Biblioteca Monteiro Lobato, na Rua General Jardim, 485, Vila Buarque, São Paulo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços