Prefeitura no Bairro atende três comunidades


Moradores do Morro do Mocotó, Jagatá e Queimada puderam falar com o prefeito e todo o secretariado

foto/divulgação: Martinho Ghizzo

Prefeitura no Bairro atende moradores do Jagatá, Mocotó e Queimada

Pela pela primeira vez desde que foi criado o projeto Prefeitura no Bairro atendeu moradores de três comunidades: Morro do Mocotó, Jagatá e Queimada, todas no Maciço do Morro da Cruz, região central de Florianópolis. O prefeito e todo o seu secretariado ficaram até perto das 13h recebendo moradores e moradoras, que levaram críticas, sugestões e reivindicações.

Dentre as principais demandas, a coleta e destinação do lixo e o déficit habitacional histórico nas comunidades. Dois problemas que a administração vem enfrentando com energia, destacou o prefeito Cesar Souza Junior, lembrando os cerca de 700 contentores de resíduos já instalados e também a construção de mais de 50 casas modulares desde o ano passado.

"Estamos trabalhando com bastante energia, em conjunto com o governo estadual e o governo federal, para enfrentar os desafios e melhorar a vida de quem mora não só no Jagatá, Queimada e no Morro do Mocotó, mas em todas as comunidades da Ilha e do Continente", afirmou o prefeito.

Uma das beneficiadas foi a aposentada Zaida Nascimento Meira, 87 anos, que recebeu a segunda casa modular entregue na comunidade da Queimada, em 2013.

Dona Zaida fez questão de ir até o Prefeitura no Bairro para dar uma abraço no prefeito. Ela definiu como “um sonho” a nova moradia entregue ano passado pela Prefeitura.

“Eu nem acreditei quando recebi a minha casa nova. A outra já estava quase caindo”, lembra a aposentada, que foi morar na Queimada na década de 1960.

“Na época não tinha nenhuma casa aqui. Eu acordava 4h para pegar água em um poço que tinha lá embaixo, com essa água lavava a roupa para fora”, lembrou a ex-lavadeira.

  • Mocotó Cor


O Prefeitura no Bairro teve a parceria do projeto Mocotó Cor, iniciativa voltada a contribuir para a promoção de mudanças positivas na realidade local, que envolve Prefeitura de Florianópolis, Instituto Vilson Groh (IVG), Associação dos Amigos da Casa da Criança e do Adolescente do Morro do Mocotó (ACAM), Koerich Imóveis, Tintas Renner, Magia das Cores Tintas, Voodoo Comunicação, Jardins e Afins e Evelyne Orth Produções, entre outros.

O mutirão voluntário de pintura de casas pré-selecionadas de crianças que moram na ACAM iniciou no dia 8 de novembro, quando foram pintadas 13 casas. No sábado, a expectativa era de pintar mais 12 casas, bem como instalar cerca de dez lixeiras plásticas de 120 litros ao longo do Morro do Mocotó em pontos indicados pela Companhia Melhoramentos da Capital (Comcap).

Funcionários da empresa, aliás, também vão fazer limpeza e retirada de lixo na região. Na oportunidade, houve a inauguração de um novo parquinho no alto do Morro da Queimada.

Para o Padre Vilson Groh, o projeto está “imprimindo um exercício de cidadania no Morro do Mocotó, e isso irá fortalecer os vínculos e levar afetividade, generosidade e respeito para a comunidade”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços