Mostra “Ouvir Imagens”

Do USP Online
Entre os dias 1º e 19 de dezembro, o Cinema da USP Paulo Emílio (Cinusp) exibe a mostra “Ouvir Imagens”. O conjunto de filmes têm em comum a presença do som como elemento central, abordado sob perspectivas semânticas, morfológicas e estéticas não ortodoxas e que, para além da resignada relação entre som e imagem, tentam resgatar o sentido da audição como parte essencial da arte e da vida.
Entre os filmes escolhidos está o longa Aquele Querido Mês de Agosto, do diretor Miguel Gomes. Lançado em 2008, a obra retrata as festividade típicas do mês de agosto em Portugal. O Baile, de Ettore Scola, mostra a agitada vida em um salão de dança, passando por em cinquenta anos de dança na França, a partir dos anos 20. O filme é de 1983.
Além das exibições, o Cinusp programou também atividades especiais. Em parceria com o Instituto Goethe de São Paulo, a mostra recebe o cineasta austríaco Peter Kubelka, apresentando seu mais recente projeto, Monument Film. Haverá ainda debate com o compositor Lívio Tragtenberg e o editor de som Fernando Henna.
A programação da mostra conta ainda com apresentações da Camerata Profana, o grupo Personne, e o Conjunto de Música Antiga da USP. A programação completa da mostra “Ouvir Imagens” podem ser acessadas do site do Cinusp.
Todas as sessões são gratuitas. Os filmes serão exibidos na sala do Cinusp, Rua do Anfiteatro, 181, Colméia – Favo 04, na Cidade Universitária, e na sala Carlos Reichenbach do Centro Universitário Maria Antônia, na Rua Maria Antônia, 294 – 1º andar, Consolação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade