Fanfarras e bandas de escolas municipais se apresentam nesta semana


principal
Um grupo de 1,2 mil estudantes que integram fanfarras e bandas das escolas municipais de Curitiba, participou na noite desta sexta-feira (28) do Encontro das Fanfarras, evento de integração que fecha o ano dos grupos musicais das escolas.
Serão quatro dias de apresentações – realizados também neste sábado (29) e em 4 e 5 de dezembro, no Complexo Esportivo do Xaxim, com a participação de 28 escolas. A entrada é gratuita.
O Encontro de Fanfarras é promovido em parceria entre as secretarias municipais da Educação e Esporte, Lazer e Juventude para divulgar o talento dos estudantes, os conhecimentos musicais dos meninos e meninas aprendidos ao longo do ano, além promover a troca de experiências entre os grupos. “Passamos o ano todo em preparação para este momento que nos permite compartilhar o que sabemos e aprender com as demais bandas e fanfarras”, disse o maestro Edersom Marcondes, responsável pela regência de 40 estudantes da Fanfarra da Escola Municipal Jornalista Cláudio Abramo.
As aulas que ensinam os estudantes das turmas dos primeiros anos do ensino fundamental a tocar surdos, caixa, pandeiro, bumbo e lira, entre outros instrumentos, acontecem duas vezes na semana, no período contrario ao das atividades escolares. “O que fazemos na escola é uma grande brincadeira organizada, se sair música melhor, mas o objetivo maior é fazer com que eles se divirtam e por meio da música aprendam a desenvolver a sensibilidade, a disciplina, trabalhar e conviver em grupo”, disse o maestro.
E não há duvidas de que os estudantes se divertem tocando. “Adoro participar da fanfarra, me sinto muito alegre e especial”, disse a estudante Maria Clara Lima, que toca lira na fanfarra.
O mesmo sentimento de alegria foi relatado pelo estante Lucas Fagundes, da Escola Municipal Papa João Paulo XXIII. Um dos mais novos estudantes a integrar os grupos de fanfarra o menino se transforma em pura concentração quando pega o pandeiro. “É bom de mais ser da fanfarra e apresentar para as pessoas”, disse Lucas.
O primeiro dia do Encontro foi bastante prestigiado pelas famílias dos estudantes e por pessoas que moram próximas ao Complexo Esportivo do Xaxim. O desempenho dos músicos e a delicadeza dos movimentos das balizas e bailarinas das bandas arrancaram aplausos da plateia. As colegas Larissa Xavier e Poliana dos Santos, da fanfarra da Escola Municipal Lapa, ficaram entusiasmadas com a vibração dos que assistiam. “Gosto das aulas porque é um jeito de eu descobrir que posso ser uma artista no futuro”, disse Larissa.
Mostrar o que aprendeu sobre música aos familiares fez Poliana vencer a timidez. “É só começar a tocar que perco a vergonha e fico muito feliz”, disse a estudante.
O projeto de fanfarras nas escolas acontece em 37 escolas da rede municipal de ensino e integra atividades de ensino de música no contraturno escolar. É um dos 880 projetos desenvolvidos pela Secretaria Municipal da Educação para ampliar a qualidade do ensino. Os participantes do projeto ampliam o repertório musical por meio do domínio de técnicas básicas, de prática interpretativa, além de leitura musical e treinamento rítmico e melódico.
“As fanfarras promovem o desenvolvimento integral das crianças, pois é uma prática completa que reúne atividade artística, física e educativa”, disse o secretário municipal do Esporte e Lazer, Aloísio Dutra Júnior, durante a cerimônia de abertura do encontro.
A confraternização entre os grupos e as experiências pedagógicas que podem ser exploradas pelas bandas e fanfarras foi destacada pela superientendente executiva da Secretaria Municipal da Educação, Ida Regina Moro Miléo de Mendonça. “Trabalhar com a musicalidade nas escolas da rede reflete em importantes avanços pedagógicos a partir do desenvolvimento do ritmo, concentração, relação entre grupos que desenvolvem a aprendizagem entre os pares”, disse Ida Regina.
 As primeiras escolas a se apresentarem foram Papa João XXIII, Jornalista Claudio Abramo, Lapa e José Cavallin. Novas apresentações acontecem na manhã de tarde de sábado, e nos dias 5 de dezembro, às 19h30 e no sábado (6), às 9h30 e 14 horas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços