Estudantes comemoram reabertura do Casarão da UPE


principal
Em uma cerimônia que reuniu antigos e novos personagens de movimentos estudantis e sociais, foi reaberto neste sábado (29) o Casarão da União Paranaense dos Estudantes (UPE), no bairro São Francisco. Administrado pela Fundação Cultural de Curitiba desde abril de 2013, o imóvel recebeu uma série de benfeitorias e agora passa a abrigar não só as atividades administrativas e culturais da UPE, mas também receber os encontros dos Conselho Municipais de Cultura, de Juventude e de Política Étnico Racial.
As obras no Palácio dos Estudantes - como também é conhecido o Casarão, que fica na esquina das ruas Carlos Cavalcanti e João Manoel - envolveram a troca dos vidros e portas, jardinagem, pintura, restauração elétrica e hidráulica e a reforma dos banheiros. Um decreto da Prefeitura Municipal de Curitiba, de maio de 2013, determinou que o uso do imóvel seria compartilhado entre a UPE e a Fundação Cultural. A Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) também atuará no local.
O presidente da Fundação, Marcos Cordiolli - que também representou o prefeito Gustavo Fruet na cerimônia - destacou que a reocupação é importante para garantir a autonomia das entidades estudantis e dos conselhos municipais. “É um dia muito importante. O espaço agora ajuda a garantir o protagonismo da sociedade na organização de uma série de atividades”, afirmou. Para ele, a atuação compartilhada do espaço também é um fato positivo.
O secretário municipal de Esporte, Lazer e Juventude, Aluisio Dutra Junior, ressaltou a responsabilidade com que a UPE tem levado o processo de reocupação do Casarão. “Vamos trabalhar para que esse espaço sempre tenha seu funcionamento garantido”, afirmou.
A presidente da UPE, Elys Zioli, enfatizou que a nova casa será uma referência para os estudantes e que a parceria contribuirá para o engrandecimento da cultura na região. “Encontramos aqui uma parceria forte, sólida e ligada a um dos principais anseios da juventude e dos estudantes, a cultura. Poderemos focar em atividades culturais para nossos estudantes”, disse.
Já o presidente da Câmara Municipal de Curitiba, vereador Paulo Salamuni, recordou que o Legislativo da cidade participou de todas as etapas que envolveram a retomada do prédio. “Que esta seja uma casa de liberdade e de democracia”, declarou.
O médico José Ferreira Lopes, o Dr. Zequinha, que foi diretor da UPE e é conhecido personagem dos movimentos estudantis da década de 1960, recordou dos que passaram por aquele espaço e destacou a importância da juventude na luta pela liberdade. “Temos uma administração democrática na Prefeitura, que nos deu a possibilidade de retomar esse local”, comemorou.
Sobre o espaço
O casarão, em art nouveu, datado de 1918, é uma Unidade de Interesse Especial de Preservaçao (UIEP) e já pertenceu à família Benjamin Baptista Lins de D’Albuquerque, um dos fundadores da Gazeta do Povo, e também à Universidade do Paraná (atual UFPR). O imóvel foi adquirido pelo governo do Estado na década de 1950, mas ganhou notoriedade como sede da UPE, entre 1959 e 1968, quando foi tomado pelo regime militar. Em 1983, o prédio retornou para as mãos do Estado que o cedeu à prefeitura de Curitiba. Até 2012, o prédio estava sendo ocupado pela UPE por meio de comodato.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade