São Paulo investe em qualificação profissional no Turismo



São 580 vagas para organizadores de eventos, camareiras e agentes de informações turísticas na capital. Atualmente 11,3 mil profissionais estão inscritos em cursos no estado e 186,8 mil no país.

O Pronatec Turismo abriu novas vagas em São Paulo para agente de informações turísticas, camareira em meios de hospedagem e organizador de eventos. Os cursos são gratuitos e têm carga horária de até 200 horas. As inscrições foram abertas na segunda (27) e podem ser feitas até esta sexta-feira, 31. No total são 580 vagas. O estado de São Paulo tem 11.328 inscritos e já formou 5.759 profissionais em cursos relacionados ao turismo.
Os interessados precisam ter 18 anos completos, preencher aos requisitos de escolaridade para cada curso e enviar um e-mail para projetosturisticos@spturis.com com nome completo, CPF, CEP residencial, curso de interesse e dados pessoais, entre eles endereço completo, grau de escolaridade, situação trabalhista, condições físicas, se recebe auxílio financeiro do governo, além de número e data de expedição da carteira de reservista, para os homens. O curso ocorre em parceria com o Senac. 
O programa de qualificação profissional do Ministério do Turismo, em parceria com o Ministério da Educação, superou a meta de 157 mil inscritos até a Copa. Hoje, são 186.892 matriculados em 54 cursos distribuídos por 120 cidades do país, sendo que parte deles ainda não concluiu o curso. No total, 99.867 alunos concluíram o curso até o momento. O setor turístico está investindo na formação técnica dos profissionais ligados ao segmento.
Os resultados dessa iniciativa já podem ser notados na qualidade dos serviços de hotéis, restaurantes e demais segmentos do turismo em todo o país - mas especialmente na formalização do trabalho, no salário e na vida de milhares de pessoas que concluíram os cursos do Pronatec. Conheça as histórias de vida de quatro profissionais que relataram as mudanças de vida com a qualificação profissional. Consulte o horário dos cursos aqui
Jéssica, ela sabe como receber bem
Um dos cursos mais requisitados é o de recepcionista em meios de hospedagem, devido ao aumento da demanda por hotéis para o Mundial. Esta foi a escolha da ex-atendente de telemarketing Jéssica Farias Alves, de 31 anos, que agora recepciona turistas em uma pousada de Salvador. Ela aprendeu a explicar os procedimentos por telefone e e-mail e acolher os visitantes presencialmente. No novo trabalho teve a carteira assinada e duplicou seus ganhos. “Eu me sinto preparada para atender os turistas e não me intimido com os estrangeiros”, diz Jéssica, que também aprendeu inglês durante o curso. Segundo ela, o novo trabalho valoriza seu potencial.
Itharlan, um bailarino no papel de guia de turismo
Até mesmo aqueles que já tem curso superior estão procurando o Pronatec. O bacharel em turismo e bailarino Itharlan Américo, de 27 anos, resolveu se dedicar a um curso de agente de informações turísticas em Recife. O curso reuniu profissionais de diversas áreas e ensinou, segundo ele, a importância da integração da cadeia produtiva. “Hoje tenho uma visão geral do turismo, aprendi a receber os turistas e trabalhar em parceria. Os benefícios desse esforço são coletivos”, afirma. Segundo ele, a Copa foi uma excelente oportunidade para mostrar ao mundo a capacidade do país em receber bem seus visitantes.
Adelina, ela deixa o quarto impecável
A camareira Adelina Alves da Silva, de 42 anos, mãe de dois filhos, descobriu nos cursos do Pronatec uma nova profissão. Ela trabalhou anos como empregada doméstica - e estava desempregada. Assim que concluiu o curso de camareira, Adelina foi contratada por um hotel em Brasília e teve a carteira assinada. “Hoje minha renda é superior à que ganhava quando trabalhava de empregada doméstica”, diz.
Carla Lopes, a guarda civil bilíngue
Aqueles que já estão trabalhando também precisam de qualificação. A guarda civil metropolitana Carla Lopes trabalha em uma das bases de maior circulação de turistas de São Paulo: a Avenida Paulista. Com o objetivo de dar assistência também aos visitantes estrangeiros que circulam diariamente pelo local, a policial estudou espanhol por meio do Pronatec Turismo. Hoje Carla se diz mais preparada para orientar visitantes, em português e espanhol. “Acredito também que será muito importante para os futuros eventos”, disse.
Em São Paulo, o programa, que é do Ministério do Turismo, tem o apoio da São Paulo Turismo (SPTuris).
Com informações da SPTuris.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços