Novas formas de trabalho na era digital

Blog do Transamerica Expo Center: Universo digital
A Orange Business Services e a consultoria Sia Partners realizaram um estudo que explora como o universo digital mudou as formas de trabalho. A nova era é responsável por criar novas oportunidades no mercado ao impactar a maneira como as companhias se relacionam com clientes, parceiros e funcionários.
Para analisar o cenário, a pesquisa entrevistou mais de 1.800 profissionais de cinco países europeus – entre eles CEOs, gerentes de TI, gerentes de recursos humanos e empresários.
O resultado mostra três tendências futuras que poderão ser adotadas pelas empresas para alavancar a produtividade, otimizar processos e obter melhores resultados com colaboradores e clientes. Confira!

Trabalho home office
A ideia é que as empresas adotem o trabalho remoto para aumentar a produtividade e trazer mais qualidade de vida aos funcionários.
Com o método, a organização conquista outros benefícios, como a contratação de profissionais especializados em qualquer região do país – conectados pela rede de internet – além de economia de energia, telefonia e espaço.
O estudo comprova que 54% das empresas europeias tem uma política de trabalho em casa, estabelecida em uma estrutura lícita.

Trabalho colaborativo
O conceito de corpoworking consiste em um espaço com acesso à rede Wi-Fi dentro das organizações, criado exclusivamente para receber clientes, fornecedores e parceiros.
A tendência surge como uma ferramenta estratégica que possibilita estreitar o relacionamento com os stakeholders (pessoas envolvidas no projeto) e realizar um trabalho com alto valor competitivo perante a concorrência.
De acordo com o estudo, a controladora do transporte metroviário francês SNCF é um exemplo de empresa adepta desse tipo de espaço colaborativo.

Tomada de decisão
Para que seja possível a divisão de conhecimentos, outra vertente apontada nas pesquisas é que a escolha de equipamentos e soluções digitais deixe de ser uma definição somente das áreas de tecnologia, e se torne uma preocupação de outros setores da companhia.
Executivos de Recursos Humanos, por exemplo, já estão presentes no processo de tomada de decisões sobre o assunto em 59% das empresas analisadas. Além disso, 36% das organizações acreditam que o nível de envolvimento dos responsáveis será ampliado nos próximos três anos.
A pesquisa também aponta que 44% das empresas europeias buscam implantar pelo menos uma nova tecnologia – como serviços em nuvem, aplicativos ou tablets – para desenvolver novas formas de trabalho em 2014. A Orange Business Services e a consultoria Sia Partners, responsáveis pelo estudo, almejam acompanhar as companhias durante a transformação digital.

No Brasil, é inegável que a internet tem produzido inúmeros impactos positivos no mundo dos negócios, mas as empresas ainda devem passar por um longo processo de adaptação para estarem totalmente inseridas nesse cenário digital.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços