Mutirão renova sorriso de idosos do Lar São Vicente de Paulo

Vinte e um idosos do Lar São Vicente de Paulo tiveram a oportunidade de substituir, consertar ou receber uma prótese odontológica. Isso foi possível graças a um mutirão de serviços realizado pelo Departamento Municipal de Odontologia. Nesta terça-feira (28/10), foi feita a entrega das próteses no Centro de Especialidades Odontológicas, localizado no prédio da Autarquia Municipal de Saúde.
De acordo com Emídio Bachiega, diretor do Departamento de Odontologia, o trabalho foi desenvolvido em duas etapas. “Primeiro, o nosso cirurgião dentista Nelson Crinchev e o protético Waldir Firman foram até o Lar São Vicente de Paulo e percorreram quarto por quarto, fazendo uma avaliação. Depois, foram feitos os moldes  e as provas das próteses que estão sendo entregues”, explica Bachiega.
O mutirão teve o objetivo de agilizar o atendimento que demoraria mais de seis meses a chegar a todos os internos, caso eles fossem encaminhados pela via tradicional.  “O asilo fica na área de abrangência da Unidade Básica de Saúde Osvaldo Damin, que tem uma cota de 4 a 6 próteses por mês. Com o mutirão, os idosos não precisarão esperar e foram atendidos imediatamente”, frisa Bachiega.
Segundo a psicóloga Dyane Cristina Corsini, que acompanhou os idosos durante a entrega, o Lar São Vicente de Paulo possui 90 internos. “Eles têm entre 60 e 80 anos e alguns estão acamados. A ida da equipe até lá atendeu uma necessidade e zelou pelo bem-estar dos internos, diminuindo a quantidade de deslocamentos e agilizando o atendimento”, ressalta.
Quando fizeram a avaliação, o cirurgião dentista e protético do Centro de Especialidades Odontológicas também verificaram outras necessidades dos internos, como de extração e restauração. “Agora, além de acompanhar a situação das próteses odontológicas, vamos fazer a higienização a cada 45 dias e agendar o atendimento das necessidades dos demais idosos”, finalizam os profissionais.

O prefeito Beto Preto anuncia que está dando apoio necessário para ampliar e melhorar o atendimento da população na área de Odontologia. “Vamos continuar buscando mais recursos para materiais de uso e novos equipamentos, viabilizando atendimento de qualidade para beneficiar os apucaranenses, sobretudo aqueles que não têm condições custear tratamentos”, diz Beto Preto.

A rede municipal de odontologia atende uma média de 10 mil pacientes ao mês. Atualmente, o quadro é de 38 dentistas e 40 técnicos e auxiliares em saúde bucal, que atuam em 25 unidades básicas de saúde. O atendimento também acontece no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), que se encarrega dos casos mais complexos como tratamento de canal e cirurgias, entre outros procedimentos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços