IV International Symposium of Neuro Intensive Care - Rio de Janeiro



Indústria brasileira é a única nacional a oferecer cateter capaz de reduzir infecção hospitalar em neurocirurgia

A Ventura Biomédica, indústria de neurocirurgia de São José do Rio Preto, interior de São Paulo, apresenta, durante o IV International Symposium of Neuro Intensive Care, de 30 de Outubro a 01 de Novembro, na capital carioca, um novo sistema de drenagem impregnado com antibacterianos (íons de prata). A nova tecnologia promete reduzir consideravelmente o risco de infecção hospitalar em procedimentos neurocirúrgicos, proporcionando, assim, mais segurança aos neurocirurgiões e aos pacientes.

Até então, apenas dois fabricantes importados ofereciam o cateter com antimicrobianos como um item à parte, com alto valor agregado. A indústria brasileira é a única do Brasil a disponibilizar esta tecnologia.

O aumento da segurança para o paciente se deve ao fato de que proteção antimicrobiana previne a adesão celular e bacteriana no corpo do cateter ventricular e, com isso, reduz os índices de infecção cirúrgica. Isto acontece porque o sistema é capaz de reduzir em 99% a colonização da bactéria Staphylococus Aureus. Este é o diferencial do Cateter de Drenagem Externa com antimicrobiano, que será distribuído para os principais hospitais do Brasil.

Justificativas científicas:
Infecções relacionadas ao procedimento de utilização de drenagens externas ocorrem em 5 a 23% dos pacientes e são normalmente complicações severas, com ameaça direta a vida do paciente. Medidas preventivas para estas infecções incluem o controle rigoroso no manuseio da DVE, a aplicação de antiobioticoterapia sistêmica prolongada e, mais recentemente, a utilização de cateteres impregnados com antibióticos ou agentes antimicrobianos. Esta alternativa de prevenção à infecção em neurocirurgia se originou da experiência clínica em cateteres venosos e urinários.
Em neurocirurgia, a aplicação de agentes antimicrobianos nos cateteres ventriculares é mais recente e tem se mostrado eficaz. Os testes realizados com este produto, para a bactéria Staphilococus Aureus, foram altamente eficazes, resultando em um percentual de redução bacteriana de 99,95 % após 18 horas de incubação.  Esta é a cepa bacteriana de maior potencial de contaminação em pacientes que se utilizam de cateteres ventriculares, e poderá ser de grande benefício em pacientes SUS.

Curiosidade:
O Staphylococus Aureus, ou Estafilococos aureus, em português, é uma das bactérias mais comuns na prática clínica uma vez que costuma colonizar a pele de até 15% dos seres humanos. Chamamos de colonização quando uma bactéria se adere a um tecido e começa a multiplicar-se, criando literalmente colônias. A colonização não significa que haja infecção.
O problema da colonização é o fato desta ser um reservatório de bactérias pronto para invadir outros pontos do nosso corpo toda vez que uma das nossas barreiras de defesa sofre enfraquecimento. O Staphylococus aureus, após a entrada no organismo, pode não ficar restrito a pele, invadindo o sangue e levando a infecções graves, sepse e choque séptico. Uma vez no sangue, a bactéria pode atingir qualquer órgão.
Produtos: No evento de neurocirurgia, a Ventura Biomédica vai destacar mais dois produtos: o Cateter para Drenagem Hemorrágica e o Microssensor para a monitoração da pressão intracraniana. (Micro PIC).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços