Empresas públicas do Paraná são destaque entre as 500 maiores do Sul

Entrega de Prêmio para Cohapar
A Companhia Paranaense de Energia (Copel) lidera o ranking de maiores empresas do Paraná, segundo o Prêmio "500 Maiores do Sul - Grandes&Líderes", do Grupo Amanhã, conferido na noite desta terça-feira (28) em Curitiba. O prêmio indicou a Copel, a Sanepar, a Agência Fomento Paraná, a Cohapar e a Celepar como as maiores empresas públicas paranaenses e que se destacam no ranking da região Sul.

No ranking do Sul, a Copel é a quarta maior empresa e a primeira do setor energético. No geral, o Paraná tem 182 empresas entre as 500 maiores empresas da região sul do país, sete a mais do que na edição anterior do prêmio.

Realizado há 24 anos, em parceria com a empresa de auditoria PriceWaterhouse Coopers, o levantamento traz os indicadores de mil empresas, apontando as 500 maiores e as 500 emergentes do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, e usando como única fonte para a classificação o balanço das empresas.

LÍDER - A Copel lidera o ranking entre os maiores do Paraná, seguida por HSBC, Renault do Brasil, GVT, Klabin, Coamo, ALL, Itaipu e Sanepar. Para elaborar o ranking, é utilizado um índice chamado de Valor Ponderado de Grandeza (VPG), que considera a soma de 50% do patrimônio líquido, 40% da receita bruta e 10% do lucro líquido do exercício.

"A Copel já era a maior empresa pública. Agora, assume o primeiro lugar entre todas as empresas do Estado. É mais uma conquista a ser comemorada com todos os paranaenses", disse o presidente da Companhia, Lindolfo Zimmer.

Em novembro, a Copel também receberá, no Uruguai, o troféu de melhor distribuidora da América Latina (Prêmio Cier), pela terceira vez em quatro anos.

CONQUISTA - A Copel, que completou 60 anos no último domingo, também é a maior do Paraná se considerado apenas o patrimônio líquido. "A empresa já era a maior empresa pública. Agora, assume o primeiro lugar entre todas as empresas do Estado. É mais uma conquista a ser comemorada com todos os paranaenses", disse o presidente da Copel, Lindolfo Zimmer. Em novembro, a Copel também receberá, no Uruguai, o troféu de melhor distribuidora da América Latina (Prêmio Cier), pela terceira vez em quatro anos.

SANEPAR - A Sanepar foi classificada como a primeira em receita bruta no setor de serviços públicos na Região Sul e a nona maior empresa do Paraná.

Na premiação, a empresa foi representada pelo diretor de Relações com Investidores, Francisco Cesar Farah. “A Sanepar tem uma preocupação constante em ampliar e melhorar os seus serviços de saneamento ambiental”, afirmou.

“Desde o início desta gestão, temos realizado maciços investimentos e ampliado as áreas de atuação. O prêmio é um reconhecimento por este trabalho”.

A Sanepar é uma das maiores e mais eficientes empresas do setor de saneamento do Brasil. Atende a 10,4 milhões pessoas em 345 dos 399 municípios do Paraná e um em Santa Catarina (Porto União).

A empresa fornece água para 100% da população das cidades onde atua, além de manter o índice de cobertura com coleta e tratamento de esgoto de 64%. Também atua no gerenciamento de resíduos sólidos.

FOMENTO PARANÁ - A Fomento Paraná, instituição financeira do Governo do Estado, é a 85ª maior empresa da Região Sul, a 35ª maior do Paraná, e a 12ª colocação em patrimônio líquido no estado, com R$ 1,185 bilhão. Destaca-se ainda entre as 100 maiores empresas paranaenses por apresentar a maior liquidez (índice 68,87), o segundo menor endividamento (5,04%), a terceira maior rentabilidade sobre a receita e o quarto maior capital de giro.

A estratégia adotada a partir de 2011, de ampliar a oferta de crédito aos empreendedores, permitiu à Fomento Paraná alcançar uma carteira privada que hoje ultrapassa R$ 120 milhões, com aproximadamente 6,7 mil contratos vigentes.

A revista elogia também a obtenção da classificação inicial de risco (rating) como “grau de investimento”, pelas agências internacionais Fitch Ratings e Moody’s, e a busca por novas captações de recursos, como as tratativas em andamento com a Agência Francesa de Desenvolvimento.

“É muito importante ter esse feedback de uma avaliação externa confiável, que compara o que estamos fazendo na instituição e o que o mercado está fazendo. O ranking da revista Amanhã mostra que temos bons números e que estamos no caminho, mas ainda temos um longo trecho a percorrer”, afirmou o diretor Administrativo e Financeira da Fomento Paraná, Heraldo Neves, que representou a empresa no evento.

COHAPAR - A Cohapar ocupa a 42 ª posição entre as cem maiores do Paraná e está em 98º lugar no ranking do Sul. Para o secretário estadual da Habitação e presidente da Cohapar, Mounir Chaowiche, o prêmio é um reconhecimento pelo trabalho que a empresa desenvolveu ao longo dos últimos anos.

“Ficamos muito felizes com o resultado, mas ressalto que nosso maior prêmio é ver a mudança que o governo do Paraná, por meio da Cohapar, está promovendo na vida dos paranaenses. O resgate da dignidade de milhares de famílias é o que nos move a continuar trabalhando”, disse.

O diretor administrativo-financeiro da Cohapar, Luciano Machado, afirmou que é uma honra ter o trabalho reconhecido por um ranking tradicional como o do Grupo Amanhã.

“Hoje tivemos a grande satisfação de receber este prêmio e junto com a Cohapar outras empresas públicas do Paraná também foram agraciadas, é o reconhecimento à gestão do governo do Paraná”, disse.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços