Curso de gestão de recursos hídricos é ministrado em Florianópolis

Nesta terça-feira, 28, começou o curso “Metodologias de Participação Social”, oferecido pelo projeto Água: Conhecimento para Gestão, uma parceria entre Agência Nacional de Águas (ANA), Fundação Parque Tecnológico Itaipu, com apoio da Itaipu Binacional. A capacitação, que conta com o apoio técnico da Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), por meio de sua diretoria de Recursos Hídricos, termina na quinta-feira, 30.
“O curso é uma forma de fortalecer a participação social no gerenciamento de conflitos e nas tomadas de decisões relativas às bacias hidrográficas pelos comitês”, afirma o diretor de Recursos Hídricos da SDS, Edison Pereira de Lima. O objetivo é promover a mobilizaçãoa partir da participação social na gestão de recursos hídricos.
De acordo com Luís Gustavo Miranda Mello, especialista em recursos hídricos da ANA e membro do grupo técnico do curso, a capacitação foi pensada para qualificar e ampliar a participação dos atores atuantes na gestão de recursos hídricos. “A proposta é trabalhar conhecimentos, habilidades e atitudes para estimular a mobilização e articulação, a construção coletiva de conhecimentos, a mediação de conflitos e o planejamento participativo”, explica.
Mello destacou, também, a importância de sistematizar e divulgar as experiências de sucesso na gestão da água, bem como de integrar conhecimentos de outros setores que atuam de forma participativa na gestão de recursos naturais e mediação de conflitos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade