Quarta Cultural tem literatura, fotografia e música na agenda de outubro



Cabaré do Verbo, as cantoras Raquel Leão e Bibiana Petek, a escritora Angelica Rizzi, e o fotógrafo Ricardo Ara e levam sua arte para a Biblioteca Sicredi


Um mês com cinco quartas-feiras é motivo de comemoração para todos que curtem uma boa programação cultural em Porto Alegre! Outubro é um desses meses que chega com música e mais música, exposição fotográfica, literatura e sarau na agenda da Quarta Cultural, projeto da Fundação Sicredi, que acontece sempre nas quartas, é claro, às 13h, na Biblioteca Sicredi (Av. Assis Brasil, 3940 – térreo). A cantora Raquel Leão abre a programação, dia 1º, com um show repleto de influências da MPB e do blues. Dia oito tem lançamento da exposição fotográfica “Sobre Pôr”, de Ricardo Ara, com uma série de imagens com sobreposições de pessoas, tempos e lugares que remetem ao conceito de ‘saudade’. Crianças e adultos poderão conferir a contação de histórias da autora de livros infantis Angelica Rizzi, no dia 15. Já no dia 22, é a vez dos artistas do Cabaré do Verbo fazerem a sua estreia no evento, com o sarau “Só dez por cento é mentira, o resto é invenção”, baseado na obra de Manuel de Barros, com performances, pequenas ações poéticas interativas com o público, leituras e conversas. Para encerrar, Bibiana Petek canta músicas autorais do seu primeiro álbum “Dengo” que por sinal teve participações especiais de músicos como Júlio Reny e Totonho Villeroy. Tá animado e imperdível!

O projeto Quarta Cultural, da Fundação Sicredi, reúne trabalhos autorais e apresentações de pequeno porte ou intimistas, e é realizado através da Lei de Incentivo a Cultura do Ministério da Cultura e Governo Federal. As apresentações acontecem sempre nas quartas-feiras, às 13h, com entrada franca. Ao longo do ano, o espaço recebe saraus e projetos literários, show de música e exposições, mostrando um recorte da cultura produzida no Rio Grande do Sul.



Confira a programação:

Dia 1º de outubro - Pocket show com Raquel Leão
A cantora faz uma apresentação em formato voz e violão, com repertório autoral, uma mistura entre MPB e suas próprias histórias, suas percepções de som e de mundo.

Dia 8 de outubro - Lançamento da exposição “Sobre Pôr”, de Ricardo Ara
O fotógrafo leva ao espaço uma série de imagens que ‘falam’ de saudade. São fotografias com sobreposição de pessoas, tempos, lugares que remetem a uma discussão atemporal e impessoal da saudade. A ideia é possibilitar um diálogo entre o passado e o futuro, de tudo que se viveu e do que ainda se espera viver.

Dia 15 de outubro - Contação de História com Angelica Rizzi
Autora dos livros infantis “Manoelito”, “O Palhaço Tristonho (em versão bilíngue com escrita de sinais para surdos)”, “Sol e as Ovelhas” e “Júlia a estrelinha”, Angelica faz leituras de suas obras.
Abertura às 13h / Visitação: das 08h30 às 18h, até o dia 9 de novembro.

Dia 22 de outubro - Sarau “Só dez por cento é mentira, o resto é invenção” – Cabaré do Verbo
Sarau interativo com performances, contação de histórias e releituras baseada nos textos de Manuel de Barros. O público será convidado a mergulhar no universo poético ‘manuelino’ através de pequenas ações poéticas interativas, leituras e conversas.

Dia 29 de outubro - “Dengo” com Bibiana Petek
Show com músicas do álbum autoral “Dengo”, da cantora Bibiana Petek. As composições trazem suas próprias experiências sobre amor, com reflexões misturadas às letras poéticas.




Sobre a Fundação Sicredi:
A biblioteca integra o Centro de Informação & Memória Sicredi, uma das frentes de trabalho da Fundação Sicredi, Oscip (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), que promove a cooperação, a cidadania, a formação dos associados e a sustentabilidade.


Serviço:

Quarta Cultural – projeto cultural da Fundação Sicredi
Dias 1º, 8, 15, 22 e 29 de outubro, às 13h
Biblioteca do Sicredi - Av. Assis Brasil, 3940 - térreo. Porto Alegre
Entrada franca


Produção: Liga Produção Cultural
Realização: Lei de Incentivo à Cultura - Ministério da Cultura
Apoio: Câmara Rio-Grandense do Livro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços