Projeto cultural espalha o samba pela cidade


“O Samba Atravessa Londrina” traz shows em locais abertos com o objetivo de resgatar o caráter popular do gênero; ação conta com patrocínio do Promic


O mês de setembro está repleto de atrações para o público fã do samba e seus derivados. Lançado no feriado do dia 7 de setembro, o projeto “O Samba Atravessa Londrina”, realizado pela Escola de Samba Explode Coração terá apresentações semanais até o próximo dia 28. O evento é patrocinado pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic). Os shows serão sempre aos domingos, às 17h, em espaços abertos e com entrada franca.

O projeto oferece uma programação que celebra a cultura popular de ritmos brasileiros com sambas tradicionais, marchinhas, maracatu e bateria de escola de samba. De acordo com Benê Macedo, diretor de carnaval da Explode Coração, a intenção é recuperar em Londrina o samba para as comunidades, explorando sua característica essencial que é de ser uma manifestação popular. “Hoje, o samba e pagode são bem explorados comercialmente na cidade, mas o caráter comunitário dessa música anda em baixa.
Faremos apresentações com sambas tradicionais e elementos de escola de samba para dar musculatura a este aspecto”, explicou. No entanto, ele afirma que outras variações do estilo, como o pagode, também serão contempladas pelo projeto, visando agregar o maior número de pessoas.

As apresentações integram as festividades dos 80 anos de Londrina. No dia 14, o show será na quadra de esportes do Conjunto Mister Thomas, região leste. Na semana seguinte, dia 21, o samba atravessa a cidade para a região oeste, na quadra de esportes do Jardim Santiago. A última atração será no dia 28, na Biblioteca Municipal Lupércio Luppi, região norte.

Informações mais detalhadas podem ser acompanhadas pelo endereço www.osambaatravessalondrina.blogspot.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços