Obras de drenagem melhoram escoamento e previnem deslizamentos


principal
Um conjunto de obras de drenagem - como contenção de taludes instáveis em situação de risco para moradores e pedestres, além de perfilamento de canais de rios - está sendo realizado em várias regiões da cidade para melhor escoamento e vazão. O pacote de obras, no valor de R$ 3,5 milhões, com recursos próprios da administração municipal, prevê intervenções até o primeiro semestre de 2015.
Na Rua Dom Pedro I, no Água Verde, um talude instável devido a erosões acentuadas passa por processo de contenção. “Esse talude coloca a população em risco por causa da grande circulação de veículos e pedestres. Por isso, é uma obra importante para garantir a segurança dos moradores e da população em geral”, diz o diretor do Departamento de Pontes e Drenagem da Secretaria Municipal de Obras Públicas, Wilson Machado.
Moradora do bairro há mais de 50 anos, Sônia Meneguette Gomes, considera importante a realização da obra, pois, em dias de chuva, a Rua Dom Pedro I sofre com alagamentos. “Vai melhorar bastante, principalmente em dias de chuvas. É uma melhoria que esperávamos há muito tempo”, explica./p>
A comerciante Sônia Machado acredita que o movimento da rua deve aumentar, especialmente durante os dias de semana. “As pessoas vão se sentir mais seguras ao perceberem que existe a contenção. Sem isso, muita gente evita passar de carro por aqui por causa desse talude”, diz.
Outras duas obras solicitadas pela população estão na regional Boa Vista: a contenção das margens do córrego Estribo Ahú e a canalização em formato de "U" do rio Bacacheri Mirim. “O córrego Estribo Ahú encontra-se com seu leito natural ao longo da Rua Leonardo Krasinski, porém a infraestrutura de vias de acesso ao longo das margens tinha sérios problemas erosivos. Agora estamos implantando proteção de margens para proporcionar estabilidade ao talude e dar segurança à via de acesso”, detalha diretor da Secretaria de Obras Públicas.
No Xaxim, devido ao grande fluxo das águas no Ribeirão dos Padilhas, houve desestabilização das margens, ocasionando assoreamento do leito e processo erosivo próximo à ciclovia e pista de rolamento.  Por conta disso, será feita a contenção e a reconstituição das margens, para garantir assim segurança aos moradores do entorno.
Rio Barigui
Já no Rio Barigui, com o aumento da urbanização da bacia, foi feito um mapeamento das áreas alagadas e desenvolvido o projeto de perfilamento do canal para a melhoria do escoamento e vazão.
As obras que estão sendo executadas no trecho sul do Rio Barigui, na região da CIC, fazem parte de um projeto que, nos próximos três anos, será estendido para outras áreas da cidade para amenizar o problema das enchentes.
O projeto, com dois componentes – drenagem e prevenção de riscos – conta com recursos do Município e do governo federal, e envolve recursos da ordem de R$ 798 milhões.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade