Escola Albino Biacchi estimula a inclusão entre seus alunos

O Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência foi celebrado no último domingo – 21 de Setembro. E para lembrar a data, a Escola Municipal Albino Biacchi, localizada no Jardim Trabalhista, desenvolveu o projeto de inclusão “Convivendo com as diferenças” entre os seus alunos.
Durante toda a semana, diversas atividades foram propostas, como a realização de jogos com os olhos vendados, brincadeiras táteis e sensoriais e passeios em cadeiras de rodas. “O intuito foi permitir que eles sentissem na pele como é o cotidiano de outras pessoas que apresentam alguma limitação”, disse a professora Luzia Jozilene Volpato, idealizadora do projeto que envolveu todas as turmas da escola.

Histórias infantis também foram trabalhadas. “Analisamos gibis da Turma da Mônica, de Maurício de Sousa, em que o personagem Cebolinha apresenta dificuldades na fala, e também o livro “Júlia e seus amigos”, da autora Lia Crespo, cujo personagem principal é uma menina cadeirante de oito anos”, acrescenta Luzia. O objetivo principal do projeto foi permitir que os alunos conhecessem e respeitassem as diferenças, acolhendo a todos com igualdade.

O ponto alto da programação, entretanto, aconteceu na tarde de ontem (25/09), quando 14 crianças da Escola Municipal Albino Biacchi visitaram a Escola José Antonio Menegazzo (APAE – Apucarana). Lá, eles conheceram desde os espaços da educação infantil e do ensino fundamental até as salas de estímulos globais (snoezelen room), de fisioterapia, de fonoaudiologia e de confecção de artesanatos.

Foram contemplados com o passeio, os alunos da sala de recursos multifuncional e um representante de cada turma, da pré-escola ao 5º ano do ensino fundamental. “Nós queríamos trazer a todas as crianças, mas não foi possível. Então, os alunos que vieram ficam responsáveis por transmitir aos demais o que aprenderam”, explicou a diretora Vivian Borges Maia, que acompanhou a visita.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços