Campeonato Brasileiro de Canoagem reúne os melhores atletas em Curitiba


principal
A canoagem brasileira se prepara para chegar às Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro, com chances de ter atletas no pódio pela primeira vez na história dos jogos olímpicos. E Curitiba terá papel de destaque nesta preparação. Vai abrigar um centro de excelência na modalidade e, neste fim de semana, sedia o Campeonato Brasileiro de Canoagem Velocidade e Paracanoagem, que vai até domingo (28) no Parque Náutico do Iguaçu.
“Estamos vindo numa crescente, com nível técnico muito bom e a expectativa é a melhor possível”, diz João Tomasini Schwertner, presidente da Confederação Brasileira de Canoagem, que está em Curitiba acompanhando o campeonato, apoiado Prefeitura de Curitiba, por meio das secretarias municipais do Esporte, Lazer e Juventude e do Meio Ambiente.
A competição reúne 401 atletas de 13 estados brasileiros em provas nas categorias menor, infantil, júnior, cadete, máster e sênior da canoagem velocidade, nas categorias LTA, TA e A da paracanoagem.
O prefeito Gustavo Fruet esteve neste sábado (27) no Parque Náutico do Iguaçu acompanhando as provas, conhecendo os atletas e descobrindo um pouco mais sobre a canoagem. “O projeto da Confederação Brasileira de Canoagem de transformar Curitiba na capital deste esporte no Brasil é uma ótima notícia para a cidade”, disse Fruet. A sede da entidade já está aqui e também foi construído um Centro de Excelência. “Está tudo montado, só aguardando a chegada de 28 atletas no fim de outubro”, conta Schwertner.
Evolução
Schwertner lembra que a melhor colocação do Brasil em Olimpíadas foi uma final em 1996, quando um atleta do País obteve o 8.o lugar. Vinte anos depois, no Rio de Janeiro, o resultado deve ser diferente. Uma das maiores esperanças de medalha é o baiano Isaquias Queiroz dos Santos, 20 anos, bicampeão mundial na categoria C1 500 metros. “Estou em férias depois do Campeonato Mundial, mas estou otimista com os resultados aqui em Curitiba”, afirma. Os olhos de Isaquias estão voltados mesmo é para 2016. “A medalha olímpica está cada vez mais próxima”, garante.
Na paracanoagem, o grande nome é Fernando Fernandes, tetracampeão mundial, que também está em Curitiba.
Atualmente, somente na canoagem velocidade, o Brasil tem 1.050 atletas cadastrados de 16 estados brasileiros, demonstrando o crescimento da base do esporte no Brasil, fator fundamental para que o país também conquiste resultados internacionais expressivos, como os que têm acontecido nos últimos anos na canoagem velocidade e paracanoagem.

Campeonato Brasileiro de Canoagem Velocidade e Paracanoagem 2014
Data
: até 28 de setembro
Horário: das 8h às 18 horas.
Local: Parque Náutico do Iguaçu (Av. Mal. Floriano Peixoto, s/nº – Alto Boqueirão)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços