Processamento de alimentos exige boas práticas


Embrapa organiza palestras sobre higiene e segurança alimentar
Embrapa organiza palestras sobre higiene e segurança alimentar - Foto: Divulgação Embrapa
Boas práticas de fabricação no processamento de alimentos é um dos temas da programação da Empresa Brasileira de Produção Agropecuária (Embrapa) na 37ª Expointer. A palestra com o analista de alimentos Fábio Dutra ocorreu às 16h deste domingo (31), no estande da Embrapa, e está agendada para as 10h desta segunda-feira (1º). O analista explica que boas práticas referem-se às condições de higiene exigidas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). E observa: “Vale lembrar que higiene envolve a pessoal, da instalação, dos equipamentos e utensílios, e também a temperatura”.
Alimento processado, esclarece André Dutra, é todo aquele que passou por alguma transformação, ainda que mínima. “O bife que se compra na fiambreria do supermercado é processado, assim como a almôndega, a salsicha ou o suco na caixa ou engarrafado”, exemplifica. Dutra mencionou a armazenagem, a alteração nas doses de aditivos e os registros como os maiores problemas dos alimentos processados. “O principal erro do pessoal, em especial dos pequenos e médios produtores, é a falta de conhecimento sobre as falhas no processo”, comentou.
O público questionou sobre a higiene no transporte dos alimentos, e Dutra lembrou que para frutas e legumes é necessária ficha técnica do caminhão. Isso porque a redução da vida útil do alimento pode comprometer o negócio em mercados mais distantes. O analista disse que o mercado varejista é responsável solidário na fiscalização de produtos. “ É impossível estar presente em todos os lugares a todo momento.”
Aluna do Instituto Federal Farroupilha de Júlio de Castilhos, Elisabete Coelho saiu pensativa da palestra, uma vez que nunca tinha refletido sobre a questão da segurança alimentar. Jeferson Teixeira, aluno de agroecologia do Colégio Técnico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (Cetur), manifestou preocupação com os riscos de contaminação dos alimentos preparados pelo comércio do país. “ Foi ótima a palestra. Precisamos de muita conscientização sobre este assunto”, concluiu.
Texto: Erenice de Oliveira/Especial Expointer

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade