CPI Mista da Petrobras pode votar pedido de informações sobre imóveis de Graça Foster

Da Redação

Na última audiência, CPI Mista ouviu o gerente jurídico Cesar Borromeu (E)

A CPI Mista da Petrobras reúne-se na terça-feira (2), às 14h30, para enfrentar uma pauta com 392 requerimentos que aguardam votação. Entre eles, o que pede averiguação nos cartórios do estado do Rio de Janeiro sobre a situação de imóveis da presidente da Petrobras, Graça Foster, e do ex-diretor da área internacional da estatal Nestor Cerveró.
Segundo o jornal O Globo, eles teriam doado imóveis a parentes após a divulgação de irregularidades na compra a refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos. O Tribunal de Contas da União (TCU) ainda não decidiu se vai bloquear os bens de Graça Foster. Na última quarta-feira (27), a maioria dos ministros votou pelo não bloqueio dos bens, mas o julgamento foi interrompido.
O deputado Rubens Bueno (PPS-PR), autor do requerimento, disse que se a denúncia se confirmar fica configurada uma fraude contra uma decisão do TCU. O tribunal aprovou em 23 de julho relatório do ministro José Jorge determinando que o ex-presidente da Petrobras, Sérgio Gabrielli, e 11 diretores e ex-diretores da estatal devolvam aos cofres da petrolífera US$ 580,4 milhões por prejuízos na compra de Pasadena. O processo do TCU, porém, não cita Graça Foster entre os responsabilizados.
Outro requerimento que deve provocar debate, também apresentado por Rubens Bueno, postula a convocação de Enivaldo Quadrado. Ele é apontado como um possível elo entre o esquema do doleiro Alberto Youssef e pessoas envolvidas no mensalão.
A CPI mista da Petrobras também pode aprovar a convocação de Meire Poza, contadora de  Youssef, objeto de três requerimentos.
Alberto Youssef está preso desde março. Ele é acusado de ser o comandante de um esquema de lavagem de dinheiro que teria movimentado R$ 10 bilhões. A Polícia Federal apura se o esquema envolvia diretores da Petrobras, como Paulo Roberto Costa, também preso.
Na última audiência da CPI Mista, no dia 20, foram ouvidos o gerente jurídico internacional da empresa, Carlos Cesar Borromeu de Andrade, e o gerente de Segurança Empresarial, Pedro Aramis de Lima Arruda.
Agência Senado

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços