Confira a programação deste final de semana do Filo


Serão diversas apresentações de companhias do Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Argentina e Bélgica


O final de semana está repleto de atrações no Filo 2014. Começando neste sábado (30) com “O olhar de Neuza” da Cia Do Abração, de Curitiba. A montagem, que tem inspiração em personagens femininos de Clarice Lispector, narra a história de uma mulher de meia-idade, na tentativa de escapar de seu cotidiano e rever sua vida. Será às 21h, na Usina Cultural, a avenida Duque de Caxias, 4.159. A classificação é de 16 anos.

Ainda no sábado às 19h, tem a estreia de “Fuera!” da Cia Projeto Maria Peligro, uma parceria de Argentina e Bélgica. A personagem Maria Peligro, por conta de não aceitar a morte dos pais, vive uma vida repetitiva e quase neurótica. Porém no seu aniversário, o dia que se anunciava triste e sombrio, no final se transfigurará num alegre delírio, ao mesmo tempo comovente e cômico. Será no Teatro Zaqueu de  Melo, avenida Rio de Janeiro 413, também no domingo.

Às 20h tem a peça “Primeiro Amor” da Cia Teatral Do Movimento, de Ana Kfouri, do Rio de Janeiro. Um homem é expulso de casa após a morte de seu pai, então passa a vagar por cemitérios lendo epitáfios e a esperar a própria morte. Encontra uma prostituta que começa a frequentar o banco da praça onde vive. Será na Divisão de Artes cênicas da Casa de Cultura da Uel, avenida Celso Garcia Cid, 205. Também no domingo no mesmo horário e local, classificação 14 anos.

Estreia no festival, domingo às 21h, a peça “Antes da Chuva” da Cia Cortejo, de Três Rios, Rio de Janeiro. A peça é inspirada na obra de Gabriel Garcia Márquez, e conta o inocente e persistente amor de um rapaz por uma mulher mais velha em meio a um povoado ribeirinho deserto e decadente, onde vivem. Será na Usina Cultural, na avenida Duque de Caxias, 4.159, a classificação é de 14 anos.    

Programação diurna

As apresentações do Filo 2014 não param. Durante o dia serão várias peças apresentadas. Sábado (30), às 16h, a peça “Marias da Luz” da Cia As Graças, de São Paulo, será apresentada no Museu Histórico de Londrina, avenida Benjamim Constant, 900. O texto é baseado em depoimentos reais coletados no Parque da Luz em São Paulo, e fala de mulheres tocadas pelo abandono e pela solidão, que buscam novo começo para suas vidas. Classificação 12 anos e a entrada é franca.

Ainda no sábado, às 11h, a peça “Caravana Ecológica” da Escola Municipal de Teatro Revista Carga Pesada de Londrina, será apresentada. Com música, dança e desenhos as personagens Raimundo e Raimundinha usam a linguagem do teatro como mensagem em defesa da vida. Será na Praça Pio XII, praça da Igreja Matriz em Ibiporã. A entrada é gratuita.

No domingo (31) às 16h, será a apresentação de “Sonho de Uma Noite de Verão” da Farsacena Cia Teatral, Rio de Janeiro. A divertida obra de Shakespeare, nesta montagem está adaptada aos dias atuais e para a realidade brasileira. Uma ciranda com atores e público é formada, em uma grande celebração ao tema principal da obra: o amor, independente de raça, credo ou religião. Será no Zerão na rua Júlio Estrela Moreira, no centro. A entrada é gratuita.

Ponto de Encontro no Bar Valentino

A programação do Ponto de Encontro do Filo 2014 tem neste sábado (30) o show da banda B-side. A noite começará às 22h, no Bar Valentino, avenida Faria Lima 486, o couvert é R$15,00.

No domingo (31) haverá apresentação do “Almanaque do Bom Crioulo” da Cia Funcart, também de Londrina. A companhia conta a história do Autor Adolfo Caminha, a classificação é para maiores de 18 anos e o couvert é R$10,00.  

O Filo é uma realização da Associação dos Amigos da Educação e Cultura Norte do Paraná (Àmen) e Universidade Estadual de Londrina. O festival recebe patrocínio da Prefeitura de Londrina, Secretaria Municipal da Cultura, Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), Petrobras, Caixa Econômica Federal, Correios, John Deere, Horizon, Triunfo, Econorte e Unimed Londrina. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade