Confederação Brasileira de Handebol (CBHb) investe em qualificação de árbitros

Divulgação
Clique na imagem para fazer o Donwload...
Participantes do curso de arbitragem no Espírito Santo

Divulgação
Clique na imagem para fazer o Donwload...
Participantes do curso de arbitragem no Ceará


Três cursos estão sendo realizados este mês para credenciar duplas para a categoria nacional
Santo André (SP) - A qualificação da arbitragem também é um dos pontos importantes para o desenvolvimento de qualquer modalidade. Por isso, a Confederação Brasileira de Handebol (CBHb) está promovendo, desde a semana passada, cursos de qualificação e ascensão de árbitros em diferentes regiões do País. O objetivo é que o Brasil possa contar com um maior número de duplas da categoria nacional, que tenham condições de atuar nos vários campeonatos realizados ao longo do ano.

As atividades estão sendo coordenadas pelo diretor de arbitragem da entidade, Ésilo de Mello, que também ministrou um dos cursos em Eusébio (CE), na semana passada, ao lado do árbitro internacional Paulo Sales de Carvalho, durante a realização da Copa Nordeste de Seleções Cadete Masculina e Feminina.

Esta semana, estão sendo realizados mais dois cursos, um em Vitória (ES), paralelo ao Brasileiro Infantil Masculino, ministrado pelo árbitro internacional Rogério Pinto, e outro em São Sebastião do Paraíso (MG), durante o Brasileiro Cadete Feminino, ministrado pelo árbitro internacional Nilson Menezes.

O objetivo de realizar os cursos durante as competições é para que os participantes possam atuar nos jogos e aí serem avaliados, de acordo com Ésilo. "Temos durante a semana aulas com conteúdo teórico, que envolve também a interpretação das regras e quatro provas, três de situação de jogo e um teste físico. Além disso, é feita uma avaliação da parte prática, pela participação dos árbitros no campeonato", explicou.

Os três cursos contam com a presença de 19 duplas de arbitragem convidadas pela CBHb e indicadas pelas federações estaduais. Na semana passada, estiveram oito duplas dos Estados do Ceará, Maranhão, Paraíba, Rio Grande do Norte e Sergipe. Em Vitória (ES) estão profissionais da Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo. Já São Sebastião do Paraíso (MG) recebe duplas de Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e São Paulo.

"Nosso objetivo é atender a todas as regiões do País. Queremos ter pelo menos uma dupla de árbitros da categoria nacional em cada Estado", finalizou Ésilo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços