Seis estudantes da rede estadual são selecionados na etapa catarinense do programa Parlamento Jovem Brasileiro

A Secretaria de Estado da Educação (SED), por meio da Diretoria de Educação Básica e Profissional (DIEB), selecionou oito projetos de Santa Catarina na etapa estadual da 11ª edição do programa Parlamento Jovem Brasileiro. Destes, seis são da rede estadual de ensino e dois da rede federal.
No Estado, 36 estudantes se inscreveram no programa, que elaboraram e apresentaram um projeto de lei abordando a realidade brasileira com observação de problemas que precisam de solução e propondo possíveis alternativas para temas de relevância para o Brasil.
Os projetos selecionados na etapa estadual foram encaminhados à Câmara dos Deputados para a etapa nacional, quando uma comissão, formada por especialistas em processo legislativo, escolherá os melhores. Dos 78 “Jovens Deputados” a serem escolhidos, dois serão de Santa Catarina, proporcional ao número de deputados federais. O resultado final será divulgado no dia 18 de agosto.
O programa oferecerá aos jovens selecionados a oportunidade de experimentar, durante cinco dias, a jornada de trabalho de um deputado federal. Neste ano, o programa será realizado entre os dias 22 e 26 de setembro, em Brasília. Os trabalhos iniciam com distribuição dos parlamentares nas Comissões do Parlamento Jovem Brasileiro e distribuição dos projetos aos relatores, simulando todas as etapas do processo legislativo.
Na última edição, em 2013, um dos representantes de Santa Catarina foi o estudante Filipe Schmitz, da EEB Altamiro Guimarães, de Antônio Carlos, que elaborou um projeto de lei intitulado Mosaico Brasileiro, que estabelece reascender a importância da contribuição das populações negra e indígena no cenário nacional, bem como a lacuna existente na formação educacional da comunidade escolar brasileira, ressaltando a importância das Leis Federais 10639/03 e 11645/08.
“Conhecer os procedimentos dos processos legislativos em sua totalidade e o funcionamento do Congresso Nacional, podendo interagir com os deputados foi muito produtivo. Pude aproveitar ao máximo todo conhecimento repassado, trazendo para minha comunidade e para meus colegas que me apoiaram no período de produção do projeto toda a minha vivência”, destaca Felipe.
Confira os oito estudantes selecionados:
Crislaine Zago
EEB Governador Bornhausen
Município: Arroio Trinta
 
Raphael Nicolas Corrandini Alves
Instituto Estadual de Educação (IEE)
Município: Florianópolis
 
Edimar Oliveira de Castilho
EEB Dom Vital
Município: Ponte Serrada
 
Natália Júlia Ventura
EEB Lúcia Fernandes Lopes
Município: Lages
 
Caio Altino Duarte
Instituto Estadual de Educação (IEE)
Município: Florianópolis
 
Vinícius Marin
Instituto Federal Catarinense
Município: Lindóia do Sul
 
Sabrina Coltro Montanha
EEB Professora Olga Nunes de Abreu
Município: Araranguá
 
Gustavo Perotti Ticiani
Instituto Federal Catarinense
Município: Concórdia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços