Secretaria da Saúde anuncia cronograma para implantação da 7ª Central de Regulação de Internações Hospitalares

Técnicos da Superintendência de Serviços Especializados e Regulação (SUR) da Secretaria de Estado da Saúde (SES) estarão nesta quarta-feira, 2,  em Lages, para a apresentação da Política Estadual de Regulação do SUS e do cronograma de implantação da sétima Central de Regulação de Internações Hospitalares (CRIH), pertencente à Macrorregião da Serra Catarinense.
A apresentação ocorrerá às 13h30, no auditório do Centro de Ciências Jurídicas da Uniplac, com a presença de gestores, prestadores de serviços e técnicos envolvidos no processo regulatório da macrorregião.
Com sede na 27ª Gerência Regional de Saúde de Lages, o início das atividades da CRIH da Macrorregião da Serra Catarinense está previsto para o dia 1º de agosto deste ano. A central funcionará 24 horas, ininterruptamente, todos os dias da semana, regulando as internações hospitalares de 752 leitos do SUS em 14 hospitais com abrangência em 18 municípios e uma população de 286 mil habitantes.
Para a secretária de Estado da Saúde, Tânia Eberhardt, as Centrais de Regulação irão garantir a integração dos pontos de atenção à saúde, proporcionando eficiência nos fluxos assistenciais, mais velocidade na troca de informações, menor tempo e maior eficácia para atender as demandas da população.
Geral Azzolini, gerente de Complexos Reguladores da Secretaria da Saúde, explica que a regulação das internações hospitalares ocorre online, visando garantir o acesso do paciente e, na sua alta, a liberação da ordem numérica da Autorização de Internação Hospitalar (AIH), que possibilita o imediato faturamento da conta hospitalar à unidade solicitante.
Ainda segundo Azzolini, “esta nova dinâmica quebra alguns paradigmas entre gestores e prestadores do SUS, uma vez que a AIH estará disponível no Sistema Nacional de Regulação (Sisreg) e sob gestão da Central de Regulação”.
Marlene Bonow Oliveira, superintendente da SUR, destaca que “estamos vencendo o processo de implantação das Centrais de Regulação de Internações Hospitalares Macrorregionais dentro do prazo programado.” Esta é a sétima central de regulação implantada de um total de oito. A última, em fase de implantação na Macrorregião do Vale do Itajaí, deve começar a funcionar a partir do mês de setembro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços