Ruben Figueiró pede solução para conflitos entre indígenas e proprietários rurais no MS

Da Redação e Da Rádio Senado
O senador Ruben Figueiró (PSDB-MS) criticou o governo federal por não ter ainda resolvido os conflitos entre indígenas e proprietários rurais no Mato Grosso do Sul, principalmente na chamada Gleba Buriti. O parlamentar disse que o conflito foi fomentado pela Fundação Nacional do Índio (Funai), que tinha interesse em aumentar a terra indígena Buriti de 12 mil para 17  mil hectares, pretensão que foi negada pela Justiça.
Ruben Figueiró lembrou também que há exatamente um ano autoridades federais foram ao estado e prometeram que em no máximo 45 dias o conflito estaria terminado. Só que, de acordo com o senador, até agora o problema não foi resolvido, pelo contrário, até aumentou.
Segundo Ruben Figueiró, o governo demorou a propor uma solução para os proprietários rurais. Para piorar, a proposta foi rejeitada porque previa indenização irrisória pelas terras e exigia que eles não fossem à Justiça lutar pelo ressarcimento de outros danos e prejuízos, como a morte de gado durante as invasões.
- Lideranças indígenas estão apreensivas também. Desejam que o governo cumpra o que prometeu inclusive em relação a eles, nos benefícios a que tenham direito, como educação, saúde. Que a paz e a convivência centenária entre índios e não índios voltem a imperar na hoje conflagrada região do Buriti. Quem sabe se ao aproximar das eleições de outubro o governo resolva fazer uma bondade e ofereça uma acordo consistente para dar solução ao conflito - disse o senador.
Agência Senado

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade