Raupp saúda Brics pela criação de novo banco de desenvolvimento e fundo anticrises

Da Redação
Em discurso nesta segunda-feira (21), o senador Valdir Raupp (PMDB-RO) parabenizou Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, que formam o bloco econômico Brics, pela criação do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD) e do Arranjo Contingente de Reservas durante sua 6ª Reunião de Cúpula, realizada na semana passada.
Raupp registrou que o NBD terá sede em Xangai, na China, e sua presidência será exercida rotativamente pelos países do Brics, começando pela Índia. O senador ressaltou que os cinco países representam 21% do PIB mundial, 42% da população e 45% da força de trabalho do planeta e que, juntos, têm o “maior poder de consumo do globo”.
Na interpretação de Raupp, a criação do banco de desenvolvimento e do fundo anticrises são mais um passe para a consolidação do grupo que, mesmo não sendo um bloco econômico oficialmente, tem “considerável peso econômico e geopolítico”.
Esses dois novos instrumentos, explicou Raupp, servirão para financiar projetos de infraestrutura e de desenvolvimento sustentável e para proteger as economias dos países membros das flutuações do mercado internacional. Além disso, outros países emergentes ou em desenvolvimento também poderão ser beneficiados com recursos do banco e do fundo de contingência.
Agência Senado

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços