Polícia Militar lança Operação 3 Planaltos no fim de semana

A Operação 3 Planaltos, desencadeada por determinação do Subcomando Geral da Polícia Militar do Paraná em todo o território paranaense para combater a criminalidade e principalmente os crimes contra a vida, resultou na prisão de 161 pessoas e na apreensão de 30 armas de fogo.

A operação foi iniciada às 18h de sexta-feira (18) em todos os municípios do Estado. “Trata-se uma ação extremamente positiva já que é voltada à proteção da sociedade e resgata os elementos de confiança dela na Polícia Militar”, avalia o subcomandante geral da PM, coronel Péricles de Matos.

Em todo o estado, foram abordadas 36.878 pessoas (das quais 161 adultos foram detidos e 60 adolescentes apreendidos, todos encaminhados às delegacias). “De alguma forma estas pessoas estavam envolvidas com a criminalidade, seja tráfico, furtos e roubos ou até mesmo numa suspeição de homicídios”, explica o coronel Péricles. “Sobre as crianças e adolescentes apreendidos, é importante lembrar que elas são o futuro da nossa nação e por isso precisamos protegê-las, retirando de perto daquelas que querem usá-las como ferramentas para o tráfico ou outras ilegalidades”, alerta Péricles.

Durante os trabalhos, os policiais também abordaram 21.524 veículos e destes apreenderam 386, removeram do local 301 e recuperaram 13. “Retiramos das ruas carros com irregularidades, evitando, assim, que eles provocassem acidentes de trânsito, e até e mortes. Recuperar veículos também é importante, pense na felicidade de quem tem seu bem de volta!”.

Foram emitidos durante os trabalhos 1.863 autos de infração de trânsito (urbano e rodoviário) e flagradas 35 pessoas conduzindo veículo sob influência de álcool.

“O intuito da operação a redução do número de contravenções e crimes, visando a apreensão de armas de fogo ilegais e/ou irregulares e drogas, a captura de foragidos da Justiça, abordagens, fiscalização, saturação, ações para a prevenção de furtos e roubos de veículos também foram intensificadas durante o período da operação, o que nos trouxe bons resultados”, explica o coronel.

Ainda durante as ações da Operação 3 Planaltos, os policiais militares abordaram 332 logradouros (praças, terminais e escolas), onde geralmente há concentração de público, e 1.682 estabelecimentos comerciais. “Procuramos evitar que permaneçam nestes ambientes crianças e adolescentes e retirar de circulação foragidos da justiça, bem como apreender armas e drogas”, conta. Quase 160 kg de maconha foram apreendidos na operação, além de 10 máquinas caça-níqueis.

INÍCIO - O lançamento oficial da Operação 3 Planaltos começou na sexta-feira (18/07) em todo o Estado, por meio dos batalhões e Comandos Regionais (CRPMs) que colocaram nas ruas efetivo de reforço, como uma malha de recobrimento, além do efetivo regular diário. Foram feitos vários pontos de bloqueio, blitzes e batidas policiais em locais de grande circulação de pessoas e carros, além daqueles onde são registradas mais ocorrências, com base em dados obtidos por meio da análise de Boletins de Ocorrência Unificados (BOU).

Além dos Comandos Regionais representados pelos batalhões, as unidades especializadas da Polícia Militar também participaram da operação, o BPMRv (Batalhão de Polícia Militar Rodoviária) e BPMA (Batalhão de Polícia Militar Ambiental) atuaram em parceria com as companhias locais, assim como o BPMEsc (Batalhão de Polícia Militar Escolar), o Graer (Grupamento Aeropolicial e Resgate Aéreo), o BPFron (Batalhão de Polícia de Fronteira) e o BPTran (Batalhão de Polícia de Trânsito). Já o Bope (Batalhão de Operações Especiais) atuou na capital e Região Metropolitana.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade