Pátio de Delegacia de Furtos e Roubos abrigará hospital

Destruição de carros no pátio da Delegacia de Furtos e Roubos é primeiro passo para construção de hospital. Foto: Juliano Pedrozo
Representantes da Secretaria da Segurança Pública, do Tribunal de Justiça do Paraná, da Procuradoria Geral do Estado e do Departamento de Trânsito (Detran) fizeram nesta quarta-feira (02) uma visita técnica ao pátio de veículos da Delegacia de Furtos e Roubos, em Curitiba. O terreno está sendo liberado para abrigar o Hospital da Beneficência Árabe do Paraná e, nos próximo dias, mais de 467 toneladas de veículos serão prensadas, retiradas do local e recicladas.

O processo de reciclagem é inédito no Paraná e vai transformar 501 automóveis, 306 motos, 6 semirreboques e 11 caminhões - que estavam parados há mais de 10 anos no pátio, por bloqueios policiais - em material de construção, como pregos, pó de ferro, arame farpado, entre outros.

“Esse pátio foi escolhido, primeiramente, porque vai abrigar um hospital e é emblemático. Foram feitos vários estudos e formamos uma comissão que trabalhou durante um ano para que isto fosse possível. A ideia é realmente que venha uma solução continua e definitiva,” explica o secretário de Segurança Pública, Leon Grupenmacher.

O quilo de material foi arrematado por R$ 0,47, pela empresa Gerdau, que vai fazer a reciclagem na sua fábrica em Araucária, Região Metropolitana de Curitiba. O Detran arrecadará aproximadamente R$ 219 mil no leilão e o recurso será destinado para pagamento das despesas do Estado com os veículos. No caso dos carros com processos judiciais, o valor correspondente será depositado em uma conta vinculada ao processo. Eventuais sobras serão destinadas ao Fundo Estadual de Segurança Pública.

“Este novo modelo evita o descarte e acúmulo de lataria nos pátios do Governo. É uma maneira de esvaziar os pátios da autarquia e encontrar uma solução sistêmica para a situação dos veículos abandonados sob nossa responsabilidade, que demandam espaço, segurança e cuidados e, por isso, geram custos”, explica o diretor administrativo financeiro do Detran, Ivaldo Patricio.

Segundo ele, o Departamento já se prepara para realizar um novo leilão nesta modalidade, com veículos apreendidos nos pátios da autarquia em todo o Estado.

PARCERIA - O apoio do Tribunal de Justiça e da Procuradoria Geral do Estado foram essenciais para a realização do leilão. A maioria dos veículos era roubada e sofreu alterações, como adulteração de chassi e características básicas, impossibilitando a devolução ao devido proprietário.

“Todos os veículos tinham uma ordem judicial e isso inviabilizava qualquer tipo de remoção. Por isso, o TJ, em conjunto com a Corregedoria Geral de Justiça, acionou os juízes para que levantassem as restrições ou autorizassem a venda.” conta Guilherme Denz, juiz do Tribunal.

“Para a delegacia essa situação era um problema, que se agrava com o passar do tempo, tendo em vista a falta de uma legislação que regule a venda e destruição desses veículos. Tínhamos um veículo apreendido, já periciado e sem mais nenhuma utilidade, tanto para a Justiça quanto para o dono, que na maioria das vezes era impossível de ser encontrado,” reforça o delegado Cassiano Aufiero.

Estima-se que os pátios do Detran e da PM abriguem cerca de 33 mil veículos apreendidos. Os principais motivos são: falta de pagamento do licenciamento; condução do veículo com equipamentos e características alterados; veículo com equipamentos defeituosos/avariados.

HOSPITAL - O Hospital da Beneficência Árabe do Paraná será um hospital geral, com 230 leitos, 50 UTIs e atendimento nos moldes do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. “Serão 53 mil m² de área construída. Um prédio com três blocos: uma unidade hospitalar, uma área de apoio e diagnostico terapêutico e uma área destinada ao ensino e pesquisa”, adianta Fernando César de Oliveira, engenheiro responsável pela obra.

O cronograma prevê que o estudo do solo e a fundação do prédio comece ainda neste ano. A expectativa é que as obras sejam concluídas no segundo semestre de 2016.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade