Palacete dos Leões terá exposição da artista pernambucana Ana Vaz

O Palacete dos Leões, espaço cultural do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) em Curitiba, receberá a partir da próxima quinta-feira, dia 24 de julho, a exposição “Ex-votos”. Divulgação
O Palacete dos Leões, espaço cultural do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) em Curitiba, receberá a partir desta quinta-feira (24) a exposição “Ex-votos”. A mostra reúne 27 obras da artista pernambucana Ana Elizabeth Moreira Vaz em técnicas de pintura a óleo e de pintura acrílica sobre suportes diversos, como madeira e tela. A exposição pode ser visitada até 27 de agosto.

Natural de Recife, Ana Vaz iniciou sua formação na Universidade Federal de Pernambuco, com o curso de Licenciatura em Artes Plásticas. Em seguida foi para o Rio de Janeiro e frequentou o Centro de Estudos de Arte Ivan Serpa. Conta ainda com a experiência de ter estudado em Paris, na Université de Paris VIII Vincennes e na École Nationale des Beaux Arts.

A artista conta que, apesar da formação de caráter múltiplo, a cultura local se reflete nas suas obras e, em especial, nesta, que parte de uma pesquisa iconográfica realizada a partir dos chamados “Ex-votos” – pequenas esculturas votivas colocadas em igrejas para expressar a gratidão por uma graça obtida.

Ana Vaz explica que o trabalho que compõe a mostra não se atém ao puramente “arqueológico”, no sentido puro do termo. De acordo com a artista, não são obras que meramente registram ícones populares representativos de uma tradição religiosa brasileira, presente, sobretudo, na Região Nordeste do País.

“Ao tomar como tema algumas pequenas esculturas votivas presentes em igrejas, interessaram-me, sobretudo, os valores plásticos ali presentes. Valores estes que, diferentemente dos padrões herdados da estética renascentista, rejeitando uma submissão aos cânones tradicionalmente usados na representação da figura humana, parecem criar uma espécie de rito de reapresentação ou, mais precisamente, de criação de um mundo à parte, essencialmente simbólico”, conta a artista.

A pintora pernambucana descreve os quadros que serão mostrados em Curitiba como obras de reinterpretações diversas, implicando o mergulho da artista em um repertório que abrange modos “ingênuos” de representação da figura humana, estranhos aos padrões estéticos convencionais.

“O trabalho se propõe a construir uma ponte entre a linguagem expressiva popular e as linguagens plásticas contemporâneas. O resgate do valor estético desses elementos do patrimônio cultural nordestino cria uma interface entre o popular e o erudito e funda a ideia de um espaço partilhado, podendo abrir novos campos de reflexão sobre experiência artística enquanto representação simbólica de uma identidade cultural”, disse Ana Vaz.

A artista convida o público que visitará a “Ex-votos” a vivenciar uma quebra de paradigmas no que tange à distinção entre o que seja erudito e o que seja popular ou entre global e local. Na exposição, todas essas classificações se mesclam em um processo dialógico cujas fronteiras não podem ser preestabelecidas.

“Uma questão inquietante que atravessou verticalmente todo o trabalho foi a de como transmitir, na superfície plana e amorfa do suporte, as marcas de outros tempos ou de outras dimensões que fazem da ‘Ex-votos’ uma oferenda presente que remete a um passado”, conta Ana Vaz.

Ainda com respeito às obras expostas, a pintora busca definir sua essência. “Tentei agregar em cada um dos trabalhos valores contrastantes, fazendo uso ora de matérias espessas – presentes em corpos, rostos e fragmentos trabalhados – ora de chapados planos e sedosos que cercam essas figuras. O cromatismo reduzido pretendeu induzir não ao silêncio da morte, mas aos murmúrios e sussurros que, para mim, essas figuras evocam.”

PALACETE DOS LEÕES – O casarão da Avenida João Gualberto, no bairro curitibano Alto da Glória, é tombado pelo Patrimônio Histórico e testemunho do ciclo da erva-mate, um dos períodos mais prósperos da economia paranaense. Desde 2005, a antiga residência da tradicional família Leão, foi inaugurada como Espaço Cultural BRDE e, desde então, abriga atividades culturais de todos os gêneros, como exposições, peças de teatro, apresentações musicais e lançamento de livros. Serviço

Palacete dos Leões – exposição “Ex-votos”

Data: de 24/07 a 27/08de 2014

Horário: de segunda-feira a sexta-feira, das 12h30 às 18h

Entrada gratuita

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços