Núcleo Extensionista Rondon da Udesc inicia ações da Operação Grande Oeste nesta quarta

Núcleo Extensionista Rondon (NER), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), realizará a Operação Grande Oeste a partir desta quarta-feira, 23, em 20 municípios das secretarias de Desenvolvimento Regional de Maravilha e Palmitos.

A abertura será às 19h, no Clube Mocrepal, em Palmitos. Após a solenidade, as equipes irão para as demais cidades, onde desenvolverão atividades sociais até 2 de agosto.
A delegação da sétima operação promovida pelo NER será a maior da sua história, com 320 extensionistas, e contará com o apoio do Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), mantido pela universidade na região.

Além de alunos e servidores da Udesc, participarão integrantes de quatro instituições parceiras: Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG); universidades federais da Fronteira Sul (UFFS) e de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSP); e Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).

Solidariedade aos municípios atingidos pelas chuvas
Entre 25 e 27 de junho, a equipe organizadora da operação fez uma viagem precursora no Oeste para acertar os detalhes das atividades com as prefeituras.

"Mesmo com todos os problemas gerados com as chuvas no fim do mês passado, acreditamos ainda mais que nossa ida para a região poderá contribuir com esse momento difícil de superação", diz o coordenador de Extensão da Udesc e do NER, Alfredo Balduino Santos.

"Nós nos colocamos à disposição das prefeituras para poder contribuir na reconstrução de algumas cidades e, mais importante ainda, levar nossa solidariedade", destaca.

Por meio de oficinas e atividades lúdicas, as equipes da operação interagirão com as populações locais para buscar soluções e promover ações em educação, saúde, ambiente, direitos humanos e justiça, cultura, comunicação, trabalho e tecnologia e produção.

Quase 90 mil pessoas atendidas
A Operação Grande Oeste será a sétima a ser realizada pelo NER, que foi criado em 2010 e já promoveu atividades em diferentes regiões catarinenses, envolvendo mil extensionistas e atendendo quase 90 mil pessoas em 50 cidades de Santa Catarina, seis do Paraná e uma da Argentina.

A última operação foi feita em fevereiro, em oito municípios catarinenses do Planalto Norte e quatro paranaenses, e atendeu quase 30 mil pessoas, principalmente crianças, adolescentes e idosos.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (48) 3321-8029 e pelo e-mail  projrondon09@gmail.com.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços