Figueiró exalta potencial do turismo no Mato Grosso do Sul e pede mais investimentos

a Redação
O senador Ruben Figueiró (PSDB-MS) exaltou o potencial turístico de Mato Grosso do Sul e defendeu mais atenção, recursos e apoio do governo federal para incrementar o turismo na região, com a formatação de política de desenvolvimento que considere o modelo estrutural de seu estado, baseada em sensibilidade ecológica e manejo autossustentável, a exemplo do programa Amazônia Cultural. Ele destacou especialmente o Pantanal sul-matogrossense, região pode atrair ainda mais turistas.
- E eu, aqui desta tribuna, rogo para que a senhora ministra [da Cultura, Marta Suplicy] apoie iniciativa tão importante para ampliar as possibilidades culturais e de atrativos turísticos em nosso país – disse, em discurso nesta sexta-feira (18).
Além da valorização do bioma típico da região, que por si só já atrai inúmeros visitantes, pela beleza de áreas preservadas e pela presença de animais silvestres, Figueiró frisou a “imensa diversidade cultural dessa região riquíssima”. Como exemplo, ele citou projetos encabeçados por municípios da região sul do Pantanal, que incentivam a cultura pantaneira e assim desenvolver a economia criativa na busca de uma identidade territorial, com bens, mercadorias e serviços elaborados a partir das referências da cultura pantaneira e que contribuem para a movimentação socioeconômica da região.
- Há infinitas possibilidades do Pantanal, que poderão ser diferenciadas de acordo com a época do ano. O calendário de festas, o ecoturismo, o roteiro gastronômico e outras belezas mais – explicou.
Ele citou a Festa do Divino, que ocorre em junho e julho na cidade de Coxim, evento reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan); o Banho de São João, que ocorre anualmente em 23 de junho em Corumbá e, por ser tradicional, está em processo de reconhecimento pelo Iphan; o Encontro Regional da Viola de Cocho, também em junho (a viola de cocho, lembrou o senador, é um bem reconhecido como patrimônio imaterial); a Folia de Reis, em Bodoquena; a Festa de Nossa Senhora dos Remédios, em Ladário, e a Festa de Nossa Senhora de Caacupe, em Porto Murtinho, entre outros.
O senador informou que o turismo ocupa o terceiro maior potencial de renda de Mato Grosso do Sul. Numa economia que cresce a taxas de 6% ao ano, cujo PIB divide-se em 65% no setor de serviços, 17% na indústria e 16% na agropecuária, a atividade turística - que se capilariza entre estes ramos de atividade de maneira ajustada - tem ganhado espaço à medida que estes segmentos econômicos crescem e se fortalecem. Toda a base de novos negócios que ocorrem no estado tem fomentado a indústria turística, informou, e políticas para fortalecer o setor do turismo de forma criativa ajudariam ainda mais, avaliou.
Agência Senado

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade