Defesa Civil, SDS e Epagri/Ciram promovem segunda rodada de oficinas para avaliar Estações Hidrometeorológicas no Estado

A secretaria de Estado da Defesa Civil está organizando a segunda rodada de oficinas para avaliar as Redes de Estações Hidrometeorológicas de Qualidade de Água no Estado. As estações são compostas por uma série de mecanismos que servem para apontar desde a quantidade de chuva até o nível dos rios. As automáticas transmitem as informações em intervalos de tempos que podem variar de 15 em 15min até de hora em hora, via satélite, GPRS, ou rádio aos bancos de dados. E outras armazenam os índices em chips que são coletados em campo pelos pesquisadores.
Em Santa Catarina, as estações estão instaladas em pontos estratégicos como em áreas de risco, nos rios e em áreas próximas às barragens. Com a ajuda dos equipamentos fica mais seguro e eficiente o trabalho de prevenção e monitoramento em situações de cheias, por exemplo.
As oficinas para avaliar as redes de monitoramento começaram em abril deste ano. A intenção é fortalecer as estruturas, particulares ou de propriedade de órgãos públicos, para que elas possam integrar o Sistema Estadual de Monitoramento e Alerta Hidrometeorológico de Santa Catarina, conduzido pelas secretarias de Estado da Defesa Civil e de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Epagri/Ciram.
Na segunda rodada de oficinas serão apresentados os resultados das informações obtidas. Quando for concluída esta etapa de avaliação, será iniciada a etapa de integração das redes de monitoramento e de planejamento para a aquisição e instalação de novas estações em áreas sem monitoramento. As oficinas irão ocorrer em quatro municípios do Estado, conforme o cronograma abaixo:
Chapecó
Data: 29 de julho às 14h
Local: Centro de Treinamento da Epagri
Campos Novos
Data: 30 de julho às 14h
Local: Centro de Treinamento da Epagri.
Tubarão
Data: 31 de julho às 14h
Local: Centro de Treinamento da Epagri
Itajaí
Data: 1 de agosto às 14h
Local: Centro de Treinamento da Epagri
Podem participar das oficinas, de forma gratuita, Coordenadores Municipais e Regionais de Proteção e Defesa Civil, usuários de recursos hídricos, participantes de Comitês de Bacias Hidrogáficas e quem tiver interesse na temática.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços