Centro profissionalizante vai qualificar mão de obra na região de Medianeira



O Centro Estadual de Educação Profissional de Medianeira já está se tornando realidade no Oeste do Paraná. Foto: Divulgação
O Centro Estadual de Educação Profissional de Medianeira já está se tornando realidade no Oeste do Paraná. Com um investimento de quase R$ 7 milhões, a nova obra trará benefícios na área da educação e também para a qualificação da mão de obra na região. O local é um dos 19 centros profissionalizantes que estão sendo construídos pelo Governo do Estado, em parceria com o Ministério da Educação, dentro das ações do Programa Brasil Profissionalizado.

“Os cursos ofertados serão selecionados a partir de reuniões com a comunidade do município e da região, considerando o potencial econômico e produtivo e a futura inserção da população no mercado de trabalho”, explicou a diretora do Departamento de Educação e Trabalho, da Secretaria de Estado da Educação, Fabiana Campos.

A construção do novo centro de educação profissional vai atender uma antiga demanda da região. “O novo centro preencherá uma lacuna no ensino técnico do município, uma vez que o antigo Cefet, que oferecia cursos técnicos no ensino médio, é agora a Universidade Tecnológica do Paraná (UTFPR), que oferta cursos superiores”, disse o prefeito de Medianeira, Ricardo Endrigo.

O prefeito acrescentou que “ganham os setores da indústria, do comércio, de serviços e da agropecuária, com maior valor agregado e fomentando ainda mais o desenvolvimento do município e da região”.

O Núcleo Regional de Educação de Foz do Iguaçu também faz um levantamento da demanda para verificar quais serão os cursos ofertados. “Estamos nos reunindo com setores empresariais, agência do trabalhador, representantes do poder público, professores e instituições públicas para identificar os ramos de atuação que carecem de profissionais qualificados, uma forma de verificar as áreas que serão prioritárias para abertura dos cursos técnicos.”, explicou a chefe da regional, Ivone Muller.

O novo centro de educação profissional terá 6,4 mil metros quadrados de área construída em um terreno de quase 10 mil metros quadrados. A obra será composta por salas de aula, auditório, laboratórios específicos e básicos, biblioteca, refeitório, parte administrativa, banheiros e quadra poliesportiva coberta.

O novo prédio poderá atender até 1,2 mil estudantes nos turnos da manhã, da tarde e da noite. A entrega deverá acontecer até o primeiro semestre de 2015.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços