Termo é descumprido e notificação recai sobre atual prefeito

Em 2012, o Município fez uma obra de drenagem junto à ponte sobre o Córrego Jurema, na ligação entre o Jardim Gramado e o Núcleo Habitacional Papa João Paulo I, o que exigiu intervenções em área de preservação permanente. Para poder realizar a obra, a administração da época se comprometeu em restaurar a área com o plantio de 330 mudas de árvores nativas. “Mas o termo de compromisso para substituição e recomposição florestal foi simplesmente ignorado pela gestão anterior e agora eu fui notificado pelo IAP para providências imediatas”, afirma o atual prefeito, Beto Preto (PT).
No documento endereçado ao atual prefeito, o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) reconhece que o compromisso foi assumido pela gestão anterior e ainda não havia sido informado ao novo secretário de meio ambiente. “Assim, estamos concedendo prazo de 30 dias para o plantio e de dois anos para os devidos tratos culturais. Solicitamos que, ao final do plantio, seja apresentado relatório fotográfico ao IAP para ser encaminhado ao Ministério Público”, consta no ofício, assinado por Raimundo Maia Campos Junior, chefe do escritório regional de Londrina.

Beto Preto afirma que, além das dívidas no setor financeiro, a atual gestão também convive com heranças negativas em diversos outros setores. “Nesta semana, entregamos novamente à população um microônibus, que foi batido na gestão anterior e depois abandonado no pátio de máquinas. Assim como providenciamos o conserto do veículo, vamos também atender à notificação do IAP, lamentando que um acordo firmado com um órgão sério e de credibilidade tenha sido desrespeitado”, assinala Beto Preto.

De acordo com Éwerton Pires, secretário municipal de Meio Ambiente, o termo de compromisso foi firmado como medida compensatória para que o IAP emitisse a Licença Ambiental Simplificada, sem a qual a obra não poderia ter andamento. “Na época, o Município informou que 24 árvores seriam cortadas e se comprometeu em plantar 330 mudas. O IAP emitiu a licença em julho de 2012, estabelecendo prazo de seis meses para que o termo fosse cumprido, o que acabou não acontecendo”, esclarece Pires.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços