Tarifa social: não perca o prazo de cadastramento



Força-tarefa atende apenas até o final de julho na Passarela Nego Quirido

foto/divulgação: Martinho Ghizzo

Ação acontece até o final de agosto na Passarela Nego Quirido.
Os estudantes carentes e as pessoas com renda familiar de até três salários ou renda individual de até meio salário mínimo devem estar atentos ao prazo de cadastramento da Tarifa Social, que entra em vigor no dia 1º de agosto. Quem fizer o cadastro até o final de julho, já poderá usufruir do benefício. Em contrapartida, perderá o benefício quem já o possuir e não buscar o recadastramento.

Por enquanto, segundo levantamento feito pela Secretaria da Assistência Social, apenas mil famílias efetuaram o cadastramento desde que o mutirão teve início, em 2 de junho. De acordo com cálculos da Prefeitura, pelo menos 40 mil pessoas têm direito aos benefícios, o que significa que a procura está consideravelmente abaixo da oferta.

A força-tarefa para a inscrição do CadÚnico está à disposição da população na Passarela Nego Quirido até o dia 29 de julho, no prédio Nega Tide, de segunda a sexta, das 8 às 12 e das 13 às 17 horas. Quem perder esse prazo, terá de procurar o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) mais próximo de sua residência

Marisete Maciel, de 31 anos, mora na Trindade e trabalha com serviços gerais. O salário que ganha, de aproximadamente 460 reais por mês, é dividido entre as contas da casa, alimentação e transporte. Ela elogiou a proposta da prefeitura. “Minha filha, de 6 anos, estuda no Monte Verde. Todos os dias precisamos pagar no mínimo quatro passagens de ônibus. Esse valor faz muita falta no fim do mês para o pagamento das contas. Agora, com a tarifa social, teremos uma economia a mais, graças ao serviço do município”, explicou.

A auxiliar de cozinha Noemi Aparecida Rodrigues de Oliveira também passa por esta situação. Ela e o marido, que trabalha como pedreiro, possuem cinco filhos que fazem uso do transporte coletivo. “O nosso salário como casal quase não dá conta de arcar com todas estas despesas. O passe livre vai beneficiar nossos filhos com pelo menos 200 passagens por mês, dinheiro que poderemos investir ainda mais na saúde e educação deles”, disse a auxiliar.

Como fazer o cadastro da Tarifa Social


A Tarifa Social é um benefício socioassistencial exclusivo para as famílias com renda de até três salários mínimos ou renda individual de até meio salário mínimo. Para os beneficiários, o valor da passagem de ônibus será R$ 1,75 e a inscrição é realizada através do Cadastro Único da Secretaria Municipal de Assistência Social.

O cadastro é familiar, ou seja, todos os moradores da residência devem fazer o cadastro, mesmo que não usem o Tarifa Social.

É necessário que cada membro da família leve à Passarela Nego Quirido os seguintes documentos:
  • Moradores da mesma casa (acima de 18 anos)
    Certidão de nascimento;
    CPF;
    Carteira de Identidade (RG);
    Contra cheque e Carteira de Trabalho (mesmo sem estar assinada);
    Título de Eleitor;
    Comprovante de residência atualizado e original;
    Certidão Administrativa de Nascimento do Indígena (RANI); (se necessário)

    Se for estudante, acima de 18 anos, levar também:

    Atestado de Frequência (atualizado 30 dias)
  • Moradores da mesma casa (0 a 17 anos)
    Certidão de nascimento ou Carteira de Identidade;
    Atestado de Frequência Escolar (atualizado 30 dias);
    Carteira de Vacinação (0 a 5 anos)

Tarifa Social para estudantes

Os estudantes terão acesso à Tarifa Social zero. Para ter direito ao benefício, os jovens devem ter o perfil salarial de renda familiar de até 3 salários mínimos ou meio salário de forma individual. O trajeto casa-escola-casa será gratuito. O aluno terá uma carteirinha exclusiva e intransferível.

O cadastro deve ser feito por uma pessoa responsável pela família, que more na mesma casa, que tenha 16 anos ou mais e que possa responder às perguntas do cadastro. Mesmo com a presença do adulto, o estudante deve comparecer junto ao local.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços