Sest/Senat inicia cursos Pronatec em Apucarana

O diretor em Londrina do Serviço Social do Transporte/Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat), Campolim Torres Neto, esteve nesta quarta-feira (25/06) no Centro da Juventude de Apucarana. Acompanhado dos representantes do prefeito Beto Preto (PT), secretárias Márcia Regina de Souza (Assistência Social) e Denise Canesin Moisés Machado (Mulher e Assuntos da Família), Campolim deu início oficial aos cursos de arrumador e conferente de cargas e de frentista. Ambos preveem carga horária de 160 horas, iniciam turmas de 20 alunos cada e foram viabilizados em parceria com a prefeitura e Agência do Trabalhador através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), do Governo Federal.

Além da gratuidade, durante o aprendizado os participantes têm direito a ajuda de custo para transporte e lanche. “São cursos importantes com grande demanda no mercado de trabalho, sobretudo para a mão de obra feminina. Quando imaginamos a profissão de frentista ou de arrumador e conferente de carga, imaginamos a força bruta, mas não é isso. Pode haver ocasionalmente esta necessidade, mas sobretudo no tocante ao arrumador e conferente, o que se utiliza é a logística, a técnica, a organização de como se fazer as coisas. Para ambas profissões a demanda de emprego é muito grande tanto para homens quanto para mulher, por isto espero que o ensinamento destes cursos sejam importantes para a vida profissional de todos”, disse o diretor do Sest/Senat em Londrina.

Em nome do prefeito, a secretária Denise Canesin Moisés Machado chancelou a parceria com o Sest/Senat. “O Município vem trabalhando para que novos cursos sejam viabilizados. Estes que iniciam agora são muito especiais, sobretudo quando percebemos a grande presença de mulheres buscando capacitação. É algo que vem ao encontro da política da atual gestão que é o empoderamento da mulher. Através de maior profissionalização elas podem ganhar autonomia financeira e com isto maior qualidade de vida”, assinalou a secretária.

O próximo curso a ser viabilizado pela prefeitura em parceria com o Sest/Senat é o de formação de motorista, onde será utilizado simulador de caminhão e também realizado atividades práticas de direção em veículos da marca Volvo, Iveco e Mercedez. “Há um projeto nacional para formarmos 50 mil motoristas em todo o país. Esta é uma outra área com grande necessidade de profissionais capacitados”, concluiu Campolim Torres Neto, diretor em Londrina do Sest/Senat.

Mais informações sobre cursos Pronatec com inscrições abertas em Apucarana podem ser obtidas no Centro de Qualificação Total, na Agência do Trabalhador, no CREAS ou nos CRAS. O contato telefônico é o 3426-7241.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços