Prefeitura e Sebrae/SC se unem em prol do turismo



Investimento de R$ 2,8 milhões será usado na promoção do turismo o ano inteiro

foto/divulgação: Petra Mafalda

Prefeitura, Governo do Estado e UFSC lançam estudo da marca turística de Florianópolis
A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria de Turismo, lançou nesta manhã (26), o projeto ‘Floripa Pró-Turismo’ e o estudo da ‘Marca Turística de Florianópolis’, ambos realizados em parcerias, que buscam fortalecer e impulsionar o setor turístico na cidade.
Em relação ao projeto, o estudo de competitividade do turismo demonstra a necessidade de os municípios terem números do setor, estratégia e foco comercial, inovação na gestão e nos serviços, monitoramento de destinos concorrentes, capacitação, formalização e organização do receptivo.

Diante disso, e atendendo ao Plano Municipal de Turismo e a uma reivindicação histórica do trade turístico, foi lançado em parceria com o Sebrae/SC o projeto ‘Floripa Pró-Turismo’. Com um investimento de R$2,8 milhões, o objetivo é atender mais de cinco mil micro e pequenas empresas que trabalham diretamente com o turismo na região da Grande Florianópolis.

“É fundamental planejar o turismo de maneira profissional, e fazendo pela primeira vez o que será feito aqui, com tantos órgãos  competentes, com a qualificação na prestação de serviços para que possamos nos tornar, por meio deste conjunto de melhorias, um destino profissional. É um momento em que estamos levando o turismo de Florianópolis a sério, com a parceria e a confiança de todos”, disse o prefeito Cesar Souza Júnior.

Para os próximos dois anos, foram criadas ações que trabalham eixos sujeitos a sazonalidade, como a gastronomia, histórico-cultural, náutico e o turismo de negócios e eventos.

“Imaginamos que este projeto seja um grande marco para o turismo em Florianópolis. As ações são tanto estruturantes quanto de resultados imediatos, além de fazer com que o turismo de Florianópolis esteja em um novo patamar. Com o projeto, teremos números, planejamento para orientação da gestão comercial do turismo e o produto organizado com agências de receptivo local, preparadas para bem receber os turistas.”, avaliou a secretária de Turismo, Maria Cláudia Evangelista.

O projeto ‘Floripa Pró-Turismo’ envolve ações de curto, médio e longo prazo, as principais são:

- Criação do ‘Observatório do Turismo’, que consiste em um centro de monitoramento que reunirá as pesquisas de demanda, oferta, preços, além de saber onde e quanto os turistas gastam e o perfil do visitante; apenas desta forma é possível planejar a promoção do destino e ainda permitir que micro e pequenas empresas direcionem seus recursos para profissionalizar a gestão e aprimorar produtos e serviços.

- Elaboração do ‘Inventário Turístico’, essencial para conhecer o potencial da cidade por meio do levantamento de todos os serviços, atrativos, equipamentos turísticos e ainda outros dados que viabilizem a atividade turística; o inventário é o verdadeiro mapa do turismo na cidade.

- Elaboração do ‘Plano de Marketing’, fundamental para focar a gestão das ações comerciais; saber como posicionar a imagem da cidade, o que vender e quando vender; sabendo o período que determinado público visita a cidade, é possível focar o tipo de serviço que será oferecido.

- ‘Organização do Receptivo’: com a orientação do plano de marketing (como, quando e onde vender o destino), é fundamental que a cidade esteja preparada pra receber os visitantes; dessa forma, o projeto prevê a organização do receptivo, a ação objetiva incentivar a criação de roteiros e passeios alternativos, com periodicidade de saída e regularização de preços com os praticados no mercado.

- ‘Benchmarking’, que permite conhecer o trabalho dos concorrentes com um estudo detalhado e com isso torna possível adotar boas práticas que já ocorrem no mundo.

‘Incentivo a Inovação do Turismo’: É preciso trabalhar a inovação na prestação dos serviços e na gestão do turismo. A intenção é preparar as empresas para que já tenham planejamento para as mudanças que vão ocorrer no mercado e buscar novas soluções para reduzir custos e atrair turistas. Cada vez mais o lazer, o entretenimento e o turismo estão ligados a novas tecnologias, não só para oferecer serviços, mas também na gestão.

- ‘Promoção do Turismo’: levar ao conhecimento do mundo os produtos que Florianópolis reúne, com a participação em feiras e elaboração de material promocional.

O projeto tem o prazo de execução de julho de 2014 a dezembro de 2016 e espera posicionar Florianópolis como destino de excelência, conciliando bons produtos com boas experiências.

“Com a execução desse projeto vamos dar um grande passo no fortalecimento e crescimento do turismo de Florianópolis. O Sebrae/SC irá participar ativamente, garantindo o aperfeiçoamento da gestão e tornando o setor cada vez mais competitivo”, afirmou o coordenador da Regional da Grande Florianópolis, Wilson Sanches Rodrigues.

Marca Turística de Florianópolis

O que você lembra quando pensa em Florianópolis, ou você prefere Floripa? O que simboliza a cidade? Praia, sol, mar, belezas naturais, monumentos históricos? Em busca dessas respostas, a Secretaria de Turismo de Florianópolis, em parceria com a Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL), Santa Catarina Turismo S/A (Santur) e com o Laboratório de Orientação da Gênese Organizacional (LOGO) da UFSC, lançou nesta quinta-feira o estudo do projeto Marca Turística de Florianópolis.

O desenvolvimento da marca tem o propósito de legitimar aquilo que já é atribuído à cidade, além de acrescentar valores que possam estar presentes no pensamento dos cidadãos.

“Consideramos a marca tão importante para a cidade que não pode ser definida entre quatro paredes por uma única empresa. Isso faz parte de um processo de conquista, de diálogo, para que todo florianopolitano e trade turístico se sinta parte desta marca. Florianópolis precisa de uma que nos identifique”, disse o prefeito Cesar Souza Júnior.

O projeto conta com a participação efetiva da população para a escolha da autêntica marca da cidade, em um processo dividido em quatro fases: etapa think (pesquisa e entrevistas preliminares); eventos criativos (com evolvidos no processo, imprensa, empresários, moradores, entre outros); etapa experience (identidade visual, validação e propósito); etapa manege (estratégias de gestão da marca).

“O projeto quer fazer com que esta marca seja construída pela cidade. Vamos convencer as pessoas a participarem deste processo, pois uma marca precisa ser construída de dentro para fora”, lembrou o coordenador do LOGO, Luiz Salomão Ribas Gomes.

“Florianópolis está constituindo ações efetivas para o desenvolvimento do turismo na cidade. O Governo do Estado tem o prazer de participar deste momento e poder contribuir com o estudo da Marca Turística de Florianópolis. Este é um processo que conta com o envolvimento da população, é um passo importante para que todos tenham consciência que o turismo gera emprego, renda e fortalece outros setores”, avaliou o secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Filipe Mello.

 O resultado, ou seja, a Marca Turística de Florianópolis será conhecida em 2015, na Bienal Brasileira do Design, na Capital.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade