Maria Agar assume direção da Funcap

Com uma trajetória de 42 anos de serviços prestados em Apucarana, a professora Maria Agar Borba Ferreira foi empossada nesta quarta-feira (25/06) pelo prefeito Beto Preto (PT) no cargo de diretora-presidente da Fundação Cultural de Turismo de Apucarana (Funcap). A posse oficial aconteceu em reunião do secretariado, realizada no salão nobre da prefeitura, e contou ainda com a presença do vice-prefeito Sebastião Ferreira Martins Júnior (Júnior da Femac), da representante do Legislativo Municipal, vereadora Aurita Ferreira Bertoli (PT) e do diretor do Fórum de Apucarana, Dr. Osvaldo Soares Neto.
O prefeito enalteceu as atividades e todo o trabalho desenvolvido pela professora Maria Agar nas últimas décadas na cidade. “Trata-se de uma profissional de reconhecido valor e de grande conhecimento na área cultural, tendo se destacado principalmente com a popularização do ballet, danças e piano clássico”, lembrou Beto Preto.

Segundo o prefeito, com o aceite do convite para gerenciar a área de cultura e turismo, o objetivo, a partir de agora, é ampliar ainda mais a programação de espetáculos de todos os níveis da agenda cultural de Apucarana. “Também temos como meta a popularização das artes, levando projetos de danças e música para os bairros, promovendo uma descentralização”, anunciou.

De sua parte, a nova diretora-presidente da Funcap, Maria Agar, adiantou que já tem previamente definidas as principais ações da autarquia. “Acredito na força da arte na transformação do ser humano. Vamos aproveitar e fortalecer tudo de bom que já estava implantado e trabalhar para incentivar e ocupar os jovens dos bairros com dança de salão, festival de hip-hop, ballet e outras atividades culturais, como o estímulo às bandas de garagem”, revelou a professora.

Uma vida dedicada à dança e música

Maria Agar Borba Ferreira é formada em Letras Anglo-Portuguesa, pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), onde também chegou a integrar o Coral da Universidade. Também tem curso superior de Piano Clássico.

Ela chegou em Apucarana em 1973, atendendo convite do ex-diretor do Colégio São José, padre Álvaro de Oliveira. Na época, liderou a criação da escola de ballet do Colégio São José, que era aberta ao público externo.

Com uma trajetória de 42 anos de serviços prestados em Apucarana, Maria Agar também criou o Ballet Pavlova em Apucarana, onde formou centenas de crianças e jovens. Ela tem dezenas de alunas que hoje trabalham profissionalmente em várias partes do Brasil e até no exterior.

A professora também esteve à frente de projetos de danças em escolas municipais, a partir de 1986. E, anteriormente, chegou a receber convites para funções públicas, mas somente agora decidiu aceitar o convite para o projeto formulado pelo prefeito Beto Preto, aprovando os projetos e o planejamento, em especial para a área de cultura.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços