Escolas discutem direitos e deveres dos pedestres



O tema será trabalhado em desenhos e redações de alunos da rede municipal de ensino

foto/divulgação: sme

Premiação de 2013
Os estudantes da rede municipal de ensino de Florianópolis poderão participar do “IX Concurso de Desenho e Redação” promovido pela Guarda Municipal em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. O tema deste ano é “Direitos e deveres dos pedestres”.

O objetivo do projeto é aproximar a comunidade do assunto difundido pelo Código de Trânsito Brasileiro. Por exemplo, mesmo o pedestre tendo prioridade quando está na faixa, ele deve prestar atenção e olhar para os dois lados da via na hora de atravessá-la.

O concurso foi dividido nas categorias de desenho, voltado para alunos do primeiro ao terceiro ano, e de redação, para os estudantes de quarto e quinto ano do ensino fundamental.

Os trabalhos serão avaliados por etapas. Primeiro, há uma pré-avaliação feita nas escolas; depois, os materiais passam pela Guarda Municipal e pela Secretaria Municipal de Educação. A premiação dos destaques acontecerá na Semana Nacional do Trânsito, que ocorre entre 18 e 25 de setembro, no auditório da Guarda Municipal.

Na edição 2013 do concurso, cerca de nove mil estudantes inscreveram seus trabalhos; 15 deles mereceram destaque pela criatividade.

Entre os critérios de avaliação, estão a adequação do texto às normas linguísticas, se o texto reporta ao tema de forma pertinente e se os textos obedecem às normas ortográficas. Já para os desenhos, será avaliada a riqueza dos detalhes, a harmonia das cores utilizadas e também se a ilustração inova na apresentação do tema.

As escolas têm até o dia 15 de agosto para selecionar os três melhores desenhos e redações das turmas de cada categoria. A partir do dia 20 do mesmo mês, a Guarda Municipal irá recolher os trabalhos selecionados e a avaliação final acontecerá até o início de setembro.

A Guarda Municipal vem fazendo visitas aos estabelecimentos de ensino para falar aos estudantes a respeito dos direitos e deveres dos pedestres. Como parte das ações para o projeto, está a realização de palestras e apresentação de teatro nas escolas. As unidades entram em contato com a Guarda Municipal e, de acordo com o seu cronograma, marcam uma data para as apresentações do projeto.
Direitos e deveres do pedestre,
segundo o Código de Trânsito Brasileiro
Direitos

  • É assegurada ao pedestre a utilização dos passeios ou passagens apropriadas das vias urbanas e dos acostamentos das vias rurais para circulação;
  • Nas áreas urbanas, quando não houver passeios ou quando não for possível a utilização destes, a circulação de pedestres, na pista de rolamento, será feita com prioridade sobre os veículos, pelas bordas da pista, em fila única, em sentido contrário ao deslocamento de veículos, exceto em locais proibidos pela sinalização e nas situações em que a segurança ficar comprometida;


  • Os pedestres que estiverem atravessando a via sobre as faixas delimitadas para esse fim terão prioridade de passagem, exceto nos locais com sinalização semafórica;


  • Nos locais em que houver sinalização semafórica de controle de passagem será dada preferência aos pedestres que não tenham concluído a travessia, mesmo em caso de mudança do semáforo liberando a passagem dos veículos.

 Deveres

  • Olhar para os dois lados antes de atravessar uma via;


  • Aguardar a passagem do veículo ou que ele pare;


  • Atravessar sempre em linha reta, pisando firme sem correr;


  • Olhar atentamente para os lados ao descer de um carro ou ônibus e esperar sempre que o veículo saia para então atravessar a via;


  • Atravessar sempre andando na faixa de pedestre.


Cronograma
- Até o dia 15/08 ocorre a seleção nas escolas
- De 20/08 até o início do mês de setembro a Secretaria Municipal de Educação e a Guarda Municipal escolherão os vencedores
- Entre 18/09 e 25/09 ocorre a Semana do Trânsito, quando será realizada a premiação dos melhores trabalhos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade