Secretários terão palestras com órgãos regionais e nacionais


Os gestores conhecerão o caso de sucesso da Fazenda São Nicolau, em Cotriguaçu, com o projeto sobre poço de carbono, além da participação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

BEATRIZ SATURNINO
Secretários municipais de todas as regiões de Mato Grosso discutirão nesta sexta-feira (23.05) a descentralização ambiental, as políticas públicas de turismo e os serviços de inspeção sanitária, entre outros assuntos, como experiências bem sucedidas nessas áreas, no “5º Workshop de Secretários de Agricultura, Meio Ambiente e Turismo”, que integra a programação do encontro “31º Encontro de Prefeitos”. Evento este que acontecerá no Centro de Eventos Pantanal, em Cuiabá, entre os dias 22 a 24 de maio, pela Associação Mato-grossense de Municípios (AMM).

O Workshop de secretários já é tradicional na AMM, que incentiva o debate e a busca de alternativas para o setor produtivo, por meio da agricultura familiar e desenvolvimento sustentável. A proposta é debater temas atuais relacionados à Agricultura, Meio Ambiente e Turismo, setores importantes para o desenvolvimento dos municípios de Mato Grosso, além de levar informações aos prefeitos e secretários sobre experiências bem-sucedidas nessas áreas, alternativas de financiamentos para os setores, entre outras abordagens.

A programação começa com uma mesa redonda sobre a Descentralização Ambiental, que contará com a participação de um representante da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT). O debate está marcado para as 8h45 e também terá apresentação introdutória ao mercado dos Contratos de Desenvolvimento e Vendas de Cotas de Reserva Ambiental (Crafs).

Em seguida, os gestores conhecerão o caso de sucesso da Fazenda São Nicolau, em Cotriguaçu, com o projeto sobre poço de carbono. As 10h30 as atenções estarão voltadas para as políticas públicas do Turismo.

Os serviços de inspeção sanitária serão assunto de palestra, as 11h30, com a participação do gestor de inspeção sanitária do Sistema Único de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), e com o coordenador do Fórum de Secretários e gerente de Desenvolvimento Econômico da AMM, Hudson Saturnino. Hudson também irá apresentar um painel sobre agricultura familiar sustentável, onde irá propor a criação de uma rede de apoio à agricultura familiar no Estado de Mato Grosso.

O presidente do Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Mato Grosso, Onofre Cezário de Souza Filho, irá ministrar a palestra “Cooperativa: Uma Opção de Organização Econômica e seus Reflexos Sociais”.

As questões relativas à regularização fundiária rural serão discutidas as 15h30, com o delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) no estado de Mato Grosso, Nelson Borges.

A última apresentação prevista é do caso de sucesso da usina de álcool de batata doce, a Aldobiodiesel.

O tema do Encontro de Prefeitos é “Municípios Fortes, Mato Grosso Sustentável”, promovido pela AMM, em parceria com o Governo do Estado e Assembleia Legislativa, com apoio do Tribunal de Contas do Estado (TCE). A programação também inclui o 13º Encontro de Primeiras-damas e Gestores Sociais, a 1ª Expo Mato Grosso, o 5º Workshop de Secretários Municipais de Agricultura, Meio Ambiente e Turismo e o 4º Encontro Sul Americano de Cultura Popular.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade