Prefeitura inicia força tarefa contra a dengue


Multas a quem já foi notificado e não regularizou a situação, e mais compromisso da comunidade, são alguns dos pontos fortes dessa tarefa



Amanhã (22), às 8h, a Prefeitura de Londrina dará início aos trabalhos de intensificação ao combate do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti. A solenidade que marcará o início dos mutirões de limpeza será realizada na Unidade Básica de Saúde do Conjunto Armindo Guazzi, que fica na avenida São João, 4.321, zona leste da cidade.

A ação emergencial deve prosseguir até a próxima quarta-feira (28). Ela é uma medida preventiva contra uma possível epidemia de dengue na cidade. Isso porque, de acordo com o secretário municipal de Saúde, Mohamad El Kadri, os números de casos confirmados da doença estão subindo rapidamente. Em 10 de abril foram confirmados 206 casos da doença e um caso importado (quando o doente advém de outro município), ou seja, 38 casos para cada 100 mil habitantes. Na última semana epidemiológica, esse índice subiu para 741 casos. Hoje, são 838 confirmados, o que representa 156 casos para cada 100 mil habitantes.

“Para que o município decrete epidemia é preciso ter 300 casos para cada 100 mil habitantes, ou seja, 1.608 casos confirmados. Estamos muito próximo deste número, visto que temos 1.400 sorologias a serem analisadas e a média de casos positivos é de 60%. Estamos fazendo de tudo para nos antecipar. Estamos tomando todas as medidas necessárias para que não tenhamos um prejuízo maior”, explicou o secretário de Saúde.

A prefeitura deve anunciar ainda hoje o decreto que atualiza os  valores das multas a serem aplicadas aos moradores que já receberam notificação da vigilância sanitária, mas não regularizaram sua situação, dificultando o combate ao mosquito. Segundo o prefeito Alexandre Kireeff, os cálculos aproximados da multa apontam para um valor de R$ 630,00. 

Sobre o decreto de Estado de Emergência e alerta epidemiológico assinado na segunda-feira (19), o prefeito Kireeff explicou que ele prevê medidas mais rígidas, como a possibilidade de ingresso forçado nas residências em que o cidadão se recusar a permitir que o agente da vigilância inspecione ou que se encontrar sem pessoas para abri-la, quando isso se mostrar fundamental.

“Temos que garantir que médicos e agentes tenham  plena capacidade para reagir a este momento que a saúde de Londrina vive. O decreto cria possibilidades de reação com velocidade, com ampliação da capacidade de atuação e para enfrentar com firmeza esse desafio”, ressaltou o prefeito.

Como Funcionará a Força Tarefa

A intenção é que cerca de 1.000 pessoas trabalhem diariamente no combate ao mosquito da dengue. Para isso, a Prefeitura conta com 250 agentes comunitários de saúde (ACS), 248 agentes de endemias, sendo que 190 já atuam em campo, 100 funcionários da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), 50 Guardas Municipais e 60 participantes do Tiro de Guerra.

Os moradores de Londrina também podem ajudar nesta tarefa. Para ser voluntário é preciso ter mais de 18 anos e se cadastrar através do telefone 0800 400 1893 ou pelo 3372-9427, das 8h às 18h. “A população tem um papel decisivo na solução e no enfrentamento dessa questão. A população tem que estar junto com o poder público. E eu tenho certeza que juntos poderemos superar esse cenário, que é desafiador”, ressaltou Kireeff.

A Secretaria de Saúde espera organizar duplas, em que um voluntário e um servidor municipal vão juntos inspecionar as residências. O ponto de encontro para a ação será às 8h, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da zona urbana. Os trabalhos serão desenvolvidos até às 17h.

Durante o mutirão de limpeza, a população será orientada para o descarte de produtos que podem acumular água como pneus, recicláveis, materiais da linha branca, móveis sem uso, entre outros objetos. A CMTU passará recolhendo os materiais descartados.

Fumacê

Além da limpeza dos terrenos, a Prefeitura fará o bloqueio do mosquito através das nove bombas de fumacê costal e a erradicação deles com 15 veículos de fumacê. De acordo com a diretora da 17ª Regional de Saúde, Teresinha de Fátima Sanchez, o governo estadual está acompanhando a situação de Londrina e se colocando à disposição para ajudar. “Nós nos colocamos à disposição com insumos, 15 caminhonetes de fumacê e cerca de 40 funcionários especializados que fazem a dispersão do fumacê e o acompanhamento técnico. Sempre que o fumacê passar, a população deve deixar as portas e janelas abertas, proteger seus alimentos e evitar que animais tenham contato com o inseticida”, lembrou. Os carros fumacês devem passar antes do amanhecer e no entardecer.

Reunião do Comitê da Dengue

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Diretoria de Vigilância em Saúde, também vai realizar nesta quinta-feira (22), às 8h30, uma reunião emergencial para debater as ações de combate ao mosquito transmissor da dengue. O Comitê Intersetorial de Combate à Dengue se reunirá no auditório do Hospital do Câncer de Londrina, que fica na rua Lucila Balalai, 212.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços