Prefeito decreta estado de emergência na saúde


Mutirões de combate à dengue começam nesta quinta-feira; ponto de encontro será nas Unidades Básicas de Saúde da zona urbana



Para intensificar o combate ao mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti, em Londrina, o prefeito Alexandre Kireeff decretou, na tarde de ontem (19), Estado de Emergência na saúde e alerta epidemiológico, através do Decreto n° 670, publicado no Jornal Oficial do Município n° 2.434. Novos mutirões de limpeza serão realizados a partir desta quinta-feira (22) e devem seguir até a próxima terça-feira (27).

O decreto foi necessário porque, de acordo com o secretário municipal de Saúde, Mohamad El Kadri, na última semana epidemiológica, houve um aumento significativo de casos positivos da doença. Até o momento, foram registrados 741 casos positivos de dengue, um óbito e restam ainda 1.300 sorologias a serem analisadas. Para declarar epidemia é preciso ter mais de 1.500 casos confirmados da doença.

A partir da assinatura do decreto, a Secretaria Municipal de Saúde pode realizar compras emergenciais e mobilizar servidores de diversas áreas para as ações planejadas como os mutirões de limpeza.

A intenção é que cerca de 1.000 pessoas trabalhem diariamente no combate ao mosquito da dengue. Para isso, a Prefeitura conta com 300 agentes comunitários de saúde (ACS) e 248 agentes de endemias. Os moradores de Londrina também estão sendo chamados a ajudar nesta tarefa. Para ser voluntário é preciso ter mais de 18 anos e se cadastrar através do telefone 0800 400 1893 ou pelo 3372-9427, das 8h às 18h.

De acordo com a gerente de saúde ambiental, Mirna Germiniano, a Secretaria Municipal de Saúde espera organizar duplas, em que um voluntário e um servidor municipal vão juntos inspecionar as residências. O ponto de encontro para a ação será às 8h, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da zona urbana. Os trabalhos serão desenvolvidos até as 17h.

Durante o mutirão, a população será orientada para o descarte de produtos que podem acumular água como pneus, recicláveis, materiais da linha branca, móveis sem uso, entre outros objetos. A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) passará recolhendo os materiais descartados.

Além da limpeza dos terrenos e quintais, a Prefeitura fará a contenção do mosquito através do chamado “fumacê”. De acordo com o secretário de Saúde, a Secretaria aguarda a chegada de mais dez carros fumacês, que fazem parte de um empréstimo do governo estadual e que vão somar aos três veículos já utilizados. “Nós precisamos que a população se comprometa e que mantenha sua residência limpa. Precisamos fazer a contensão para acabar com os mosquitos, por isso contamos com a colaboração de todos”, disse El Kadri.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços