Maestro mato-grossense é finalista em concurso internacional


CAMILA PAULINO
O maestro Leandro Carvalho, regente da Orquestra do Estado de Mato Grosso, está entre os 18 finalistas do “Evgeny Svetlanov Conducting Competition”, um dos mais importantes concursos internacionais de regência. Realizado a cada quatro anos, a edição de 2014 será na França e contou com mais de 500 inscrições provenientes de 30 países.

Leandro é o único sul-americano classificado e aponta que esta é a porta de entrada para outras oportunidades. “Estou feliz e honrado, já me sentindo vitorioso em fazer parte deste grupo tão seleto. Estou confiante que novas oportunidades surgirão a partir desta experiência. Agora é estudar, estudar, estudar”, afirmou.

O secretário de Cultura, Fabiano Prates, parabeniza o maestro, reconhecendo que este o resultado do esforço e dedicação de Leandro, aliado ao apoio permanente do Governo e de entidades que valorizam a arte e a cultura no estado. “Estou orgulhoso por ver um mato-grossense representando o Brasil em um concurso internacional, espero que ele saia vitorioso desta competição, mas de qualquer maneira, o fato de ele chegar a esta etapa final já é uma grande conquista”, disse.

A prova final acontece em Paris no dia 28 de junho. No corpo de jurados e comitê de honra estão alguns dos maiores nomes da regência da atualidade como Zubin Mehta, Riccardo Muti, Valery Gergiev, Myung-Whun Chung, Vladimir Ashkenazy, Jesús López-Cobos, o pianista Evgeny Kissin, entre outros.

Confira a lista dos finalistas:

Samuel Burstin (UK) – Leandro Carvalho (Brazil/Italy) – Ivan Cherednichenko (Ukraine) – Marzena Diakun (Poland) – Mihhail Gerts (Estonia) – Ayyub Guliyev (Azerbaidjan) – Quentin Hindley (France) – Alexey Kirillov (Russia) – Stanislav Kochanovsky (Russia) – Vladimir Kulenovic (USA/Serbia) – Lio Kuokman (Macao) – Kalle Kuusava (Finland) – Chen Lin (China) – Julien Masmondet (France) – Andris Rasmanis (Latvia) – Ena Shin (South Korea/USA) – Vasily Valitov (Russia) – Kseniya Zharko (Russia)

Leandro Carvalho

A orquestra de Mato Grosso foi criada em 2005 numa iniciativa do Governo do Estado em parceria com empresas privadas de diversos segmentos.

O maestro Leandro Carvalho está a frente da Orquestra desde a sua fundação. Reconhecido pelo público e pela crítica especializada como um dos músicos mais expressivos da nova geração de artistas brasileiros, ele tem uma sólida formação musical. Graduou-se em Música Erudita pela Faculdade Santa Marcelina, em São Paulo, sob orientação do violonista Turíbio Santos, fez pós-graduação em Regência Orquestral no Conservatório de Utrecht, Holanda, sob orientação do maestro holandês Jurgen Hempel, e na Inglaterra, estudou com os maestros George Hurst, Denise Ham e Rodolfo Saglimbeni. Leandro tem revelado sua inquietude criativa em concertos e gravações: nove CDs gravados, com destaque ao resgate e à recriação da obra de João Pernambuco, Levino Conceição, João Pacifico e Tom Jobim, aos trabalhos em duo com os mestres Turíbio Santos e Baden Powell, e aos concertos no Brasil e exterior, como o concerto de estréia na Europa em julho de 2002, no Royal Festival Hall, Londres.

Além de um conjunto de compositores clássicos conhecidos, a Orquestra de Câmara de Mato Grosso mantêm no repertório algumas músicas tocadas com violas de cocho, instrumento típico do pantanal mato-grossense, confeccionado em tronco de madeira inteiriço, esculpido no formato de uma viola e escavado na parte que corresponde à caixa de ressonância. O maestro se orgulha de esta ser a única Orquestra do país a incluir instrumentos ‘populares’ no seu repertório permanente, o que a torna interessante, atraindo a curiosidade de um grande público. O secretário Fabiano garante que a SEC/MT pretende manter o apoio as iniciativas da Orquestra, “fomentar a arte e a cultura mato-grossense é fazer crescer as nossas raízes e mostrar a nossa identidade ao estado, país e mundo”, afirma.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços