Florianópolis sedia seminário estadual de agricultura urbana

O Seminário Estadual de Agricultura Urbana será realizado nos dias 22 e 23 de maio, em Florianópolis, no plenarinho da Assembleia Legislativa de Santa Catarina. O seminário será promovido pelo grupo de trabalho de agricultura urbana do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea/SC) e integra a programação do 5° Fórum de Energias Renováveis e Consumo Responsável – Sustentar. A abertura, em conjunto com o fórum, está prevista para às 8h30min no auditório Antonieta de Barros.
Entre os objetivos estão o de debater o assunto a partir das características de Santa Catarina; elaborar uma agenda coletiva para o desenvolvimento do tema no Estado e sensibilizar gestores públicos, entidades e comunidades para a promoção de práticas e iniciativas de agricultura urbana. Também serão tema do encontro os 10 anos de criação do Consea-SC e o ano da agricultura familiar promovido pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO).
“A agricultura urbana promove benefícios nas áreas de saúde, nutrição, combate à pobreza, saneamento e educação ambiental”, explica o Secretário de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST), Jorge Teixeira.
A Secretaria Executiva de Combate à Fome, da SST, participa do painel sobre o panorama da agricultura urbana no mundo, no Brasil e em Santa Catarina e a SST participa do painel sobre os limites da agricultura urbana.
A agricultura urbana e periurbana visa estimular a produção orgânica de alimentos nas grandes cidades para aproveitar as áreas ociosas nas regiões metropolitanas para promover o plantio de hortaliças, ervas medicinais, ervas aromáticas, plantas ornamentais, criação de pequenos animais e instalação de miniagroindústrias.
“A agricultura urbana é uma das alternativas para promover a segurança alimentar nas cidades”, lembra o Secretário Executivo de Combate à Fome da SST, Rodrigo Mello.
Importância - Um levantamento da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) revelou que aproximadamente 20% dos alimentos frescos consumidos no mundo são produzidos em áreas urbanas, por cerca de 800 milhões de pessoas. Outro dado divulgado pela FAO é de que os gastos com alimentação absorvem de 60% a 70% do rendimento das populações de baixa renda das cidades, que frequentemente convivem com a dificuldade de acesso a uma alimentação de qualidade e com a tendência à homogeneização dos hábitos alimentares, prevalecendo dietas com baixos valores nutricionais e carentes de vitaminas e sais minerais.
Serviço:
O quê? Seminário Estadual de Agricultura urbana
Quando? 22(abertura a partir das 9h) e 23 de maio
Onde? Auditório Antonieta de Barros e plenarinho da Alesc.
PROGRAMAÇÃO:
http://issuu.com/ascomsst/docs/programa____o_seminario_estadual_ag

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade