Com investimento de R$ 12,9 milhões, Subestação Hípica é inaugurada

A Subestação Hípica, última das dez obras de distribuição de energia elétrica projetadas para a Copa do Mundo de 2014, foi entregue, nesta quarta-feira (21), pelo governador Agnelo Queiroz. Com investimento de R$ 12,9 milhões, o novo sistema da CEB garantirá maior segurança energética à população e evitará desligamentos.

"São conquistas e vitórias como essa que melhoram a qualidade de vida da população. Essa é uma mudança grande, profunda, mas pouco vista, porque é estruturante. Ela é fundamental e indispensável para a cidade crescer", frisou o governador durante solenidade de inauguração.

A nova subestação reforçará o abastecimento de energia na região central do Plano Piloto e por meio dos 16 circuitos alimentadores atenderá também os setores de Múltiplas Atividades Sul, Policial Sul e de Oficinas Sul. O reforço na distribuição reduzirá a demanda de duas outras subestações, o que diminuirá as possibilidades de sobrecarga.

Foram instalados dois transformadores na subestação, que já conta com uma estrutura adaptada para receber um terceiro. Futuramente, esse mesmo sistema deverá fornecer energia para a instalação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).

Alimentado pela Subestação de Samambaia (Furnas), com a Linha de Distribuição da Alta Tensão Riacho Fundo/Hípica/Embaixadas Sul –construído para a Copa-, o sistema da Hípica passa a integrar um anel de distribuição de energia que garante mais confiabilidade, uma vez que a Subestação Brasília Centro passará a ser alimentada por todas as fontes disponíveis no DF.

De acordo com o presidente da CEB, Rubem Fonseca, o conjunto de melhorias feitas pelo GDF na área energética representa um resgate do setor e, sobretudo, da empresa pública, além de demonstrar uma preocupação desta gestão em melhorar a qualidade do fornecimento de energia. Para ele, a cidade vive uma nova realidade.

"Essa obra reflete a robustez do sistema elétrico da CEB. Hoje, nós não corremos risco de apagão. Investimos 500 milhões no sistema elétrico de Brasília, temos mais investimentos previstos e com um trabalho intenso conseguimos mudar a realidade energética da capital", reforçou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade