A CMTU que queremos e precisamos


A 1ª audiência do Fórum sobre a CMTU reuniu cerca de 150 pessoas e debateu as funções da Companhia


O Grupo de Trabalho do Fórum “A CMTU que queremos e precisamos” esteve reunido ontem (19), na primeira das três audiências que serão realizadas sobre o assunto. O auditório da ACIL  recebeu cerca de 150 pessoas.  A próxima audiência será no Sindicato do Comércio Varejista de Londrina (Sincoval), na segunda-feira (26), às 19h, e vai analisar a natureza jurídica da CMTU.

Na abertura o  prefeito Alexandre Kireeff reforçou os objetivos do Fórum. “Vamos enfrentar com coragem uma situação antiga para que cheguemos a CMTU que precisamos e merecemos. A Companhia é o órgão com maior contato com a população no que se refere aos serviços urbanos”, destacou.

O prefeito ressaltou  as atribuições da  Companhia. “A CMTU  gerencia o trânsito, a coleta de lixo, as feiras livres, além de ser responsável pelo gerenciamento de resíduos, entre outras coisas tão importantes.”  E perguntou:  “Será que a CMTU deve ter todas as atribuições que tem hoje?  Vamos diagnosticar a situação e promover as mudanças necessárias. Um ambiente plural como o de hoje é o local adequado para debatermos as necessidades da Companhia.”

Resultados práticos

Kireeff lembrou que existe todo um cronograma a ser cumprido. “Temos as audiências, prazos para elaboração de propostas e relatórios e essas datas serão rigorosamente respeitadas. Vamos estender essa reforma administrativa para toda a Prefeitura, analisando caso a caso. Esperamos um debate de alto nível para que possamos transformar a cidade em um lugar cada vez melhor para se viver e que Londrina se torne uma cidade ainda mais fantástica do que já é.”

O presidente da CMTU, Carlos Geirinhas, apresentou aos participantes as funções e atribuições que hoje a Companhia possui. “Nós temos uma série de funções que vão desde administrativas, financeiras, jurídicas, de comunicação, de prestação de contas aos órgãos competentes, gerenciamento dos recursos humanos e da estrutura física, até chegar ao serviço executado. Todos são serviços de grande importância para a cidade e para o cidadão.”

Após a apresentação foi o momento do público se manifestar. O Grupo de Trabalho respondeu às perguntas dos participantes e ouviu propostas para o futuro da Companhia. Entre os assuntos tratados estavam as praças públicas, a rodoviária, o trânsito, gerenciamento de resíduos, organização administrativa e a manutenção da cidade como um todo. Todas as perguntas feitas nesta audiência foram respondidas. Todas as propostas foram recebidas e serão analisadas pelo grupo de trabalho. As 10 primeiras foram lidas, durante a audiência, e puderam ser defendidas pelo proponente.

Jair Francisco é funcionário da CMTU há 15 anos e participou do Fórum. “Precisamos mostrar todas as nossas funções, tem muita coisa boa na CMTU. Viemos enquanto funcionários para dar nossa contribuição. Cuidamos diretamente da cidade. Queremos resgatar a confiança da população e melhorar a qualidade dos serviços oferecidos. O Fórum vai de encontro a essa ideia.”

O grupo de trabalho é formado por representantes da CMTU; Câmara Municipal; Fórum Desenvolve Londrina; Sindiurbano e Prefeitura de Londrina. José Carlos Bruno, assessor do prefeito, é o relator das audiências públicas.

Integrantes do Grupo de Trabalho
Prefeitura: Daniel Pelisson e José Carlos Bruno (suplente)
CMTU: Carlos Geirinhas e Ademir Prado Lima (suplente)
CML: Vereadores Elza Correia e Vilson Bittencourt (suplente)
Fórum Desenvolve Londrina: Claudio Tedeski e Charles Vezozzo (suplente)
Sindiurbano: Valdir Mestrini e Elza Yuriko Hirossi (suplente)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços