Locomotiva a vapor ficará exposta no Museu Histórico


Máquina que é um ícone do patrimônio nacional passou por reparos e será entregue à população para visitação permanente

Depois de passar por um restauro no valor de R$ 140 mil a locomotiva a vapor Baldwin 480, de 104 anos, ficará exposta permanentemente no Museu Histórico de Londrina, a partir do dia 23 de abril, às 9 horas, data em que será realizada uma cerimônia de entrega da locomotiva à população. Durante o evento será apresentado um documentário de curta duração que conta a história da ferrovia e da estação ferroviária de Londrina, narrada por ex-ferroviários da cidade. A locomotiva, que pesa 40 toneladas e mede 12 metros de comprimento, passou por restauro durante três meses. A reforma contou com  R$ 80mil provenientes do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).

A máquina passou por serviços de funilaria, jateamento e pintura, com o objetivo de estabilizar a peça, eliminando focos de corrosão por ferrugem.  Os reparos foram feitos no Instituto Brasileiro do Café (IBC). A máquina foi transportada do IBC para o Museu Histórico com apoio da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), Companhia Paranaense de Energia (Copel) e Sercomtel. A partir de agora a última etapa do processo de restauração será feita no museu, onde começa um trabalho de reposição de peças desaparecidas. De acordo com a diretora do Museu Histórico de Londrina, Regina Allegro, será feito um trabalho de pesquisa e de confecção de réplicas de peças que se perderam com o tempo, como apitos, sinos, entre outras.

A coordenadora destacou o objetivo da conservação da máquina e o apoio do Promic na realização dos reparos. “Nosso objetivo foi conservar um ícone do patrimônio nacional, que tem valor tanto para a cidade de Londrina e região quanto para patrimônio ferroviário nacional. Queríamos mantê-la conservada para visitação porque ela remete as memórias da construção da cidade. Destaco a contribuição do Promic, pois sem o apoio do programa não teríamos executado o restauro”, disse.

O Museu Histórico de Londrina está localizado na antiga estação ferroviária, Rua Benjamin Constant, 900, centro e está aberto para visitação de terça a domingo, das 9h às 11h30 e das 14h às 17h30.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços